quinta-feira, 21 de maio de 2009

Exército de terracota

Na semana passada, no post fotos de viagem, foram colocadas algumas fotos de uma viagem que realizei à China em 1999. As fotos contemplam uma perna da viagem, e foi para a provincia de Xian onde foram descobertos os guerreiros de terracota. Recebí alguns pedidos de esclarecimento sobre o local. A leitora assídua do blog, Lilian, que morou por mais 10 anos em Pequim, enviou matéria bastante esclarecedora sobre o tema - http://tr.im/lYPA , espero que atenda a demanda.

Favela tem muro?

No Rio de Janeiro tem, e a polêmica tá formada. De um lado os governantes; combate a invasão urbana e a destruição do que resta de mata nos morros cariocas. Do outro, um bocado de gente; povo não é bicho pra viver em curral. Desconfio que essa idéia tenha saído dos happy hours palacianos. Os recursos para a obra vem do PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento ???), mais polêmico ainda.
A grande verdade é que nós estamos acostumados a ouvir das autoridades que cada favela tem seu chefe ou, até mesmo, dono. O atual Prefeito do Rio, em recente entrevista, disse que na campanha passada, visitando uma favela em busca de votos, teve que negociar com um grupo de moradores a sua saída da favela, ao fim da visita, em troca de ações governamentais. Ora, se as autoridades reconhecem titularidade em algumas pessoas nas favelas ou mesmo nas associações de moradores (o mais correto), por que não se demarcar as áreas edificadas, evitando-se novas construções, em troca de ações efetivas no local, até que um verdadeiro PAC seja a solução para a questão?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...