domingo, 28 de junho de 2009

Onde a biodiversidade está mais ameaçada no planeta

...Considerando a porcentagem de vegetação original destruída, a bacia do mar Mediterrâneo é a região mais agonizante do planeta: apenas 4,7% da área original segue intacta e 32 espécies de animais endêmicas (que só existem no próprio lugar) estão ameaçadas de extinção. Mas neste ranking ingrato há outras nove regiões com mais de 90% do território original destruído (veja o infográfico).
Elas fazem partede uma lista de 34 regiões definidas por organizações ambientais como as mais importantes para a conservação da biodiversidade mundial. São os hotspots: locais que possuem ao menos 1 500 espécies de plantas endêmicas e já perderam 70% ou mais de suas áreas originais. Juntas, as 34 regiões ocupam menos de 3% da superfície do planeta, mas concentram 50% de todas as espécies vegetais e 42% de todos os vertebrados da Terra.
"Você acaba com a força de evolução do planeta quando interrompe de maneira tão abrupta a existência dessas regiões riquíssimas", afirma a bióloga Monica Fonseca, da ONG Conservation International do Brasil. Duas dessas regiões estão no Brasil: a mata Atlântica, com 8% da cobertura original, e o cerrado, com 20%. (mundo estranho)...

Por falar em Renovação urbana...

...O Big Dig é o maior e mais caro – chegando aos US$ 15 bilhões – projeto de obra pública da história dos EUA, considerado o mais complexo projeto de engenharia civil urbana do mundo. No pico da construção, chegou a consumir mais de US$ 3,5 milhões/dia, empregando mais de 6.000 técnicos, engenheiros e gerentes de obra, enquanto mais de 200 mil veículos trafegavam diariamente no canteiro de obras... Leia mais, para conhecer um pouco desse projeto de renovação urbana concebido, planejado e executado na cidade de Boston, na América.

Por onde sair da crise urbana

...Em meio à profusão de notícias sobre os nossos dramas urbanos, merecem reflexão algumas informações: 1) O Exército começa uma operação de treinamento de seus homens em 11 cidades paulistas - inclusive da Região Metropolitana - para habilitá-los a "assegurar o cumprimento da lei e da ordem" (Estado, 1º/6); 2) o ministro da Defesa, Nelson Jobim, declara que "o atual sistema político-partidário se esgotou" (12/6). A essas notícias sucederam-se outras sobre descontroles muito preocupantes: uma pane paralisou o serviço de telefonia fixa em todas as regiões paulistas, a capital incluída, durante seis horas (10/6); e traficantes impedem a Prefeitura de iluminar ruas (18/5). Se parecemos mergulhar na ingovernabilidade episódica dos grandes aglomerados e se o sistema político-partidário se esgotou e não é capaz de oferecer soluções, o que devemos fazer? leia mais

Comentário meu: Se as colocações do artigo - anexo, feita por quem tem dedicado sua vida a questões ambientais e urbanas, fossem ampliadas nas discussões da sociedade e governamentais, algum avanço já teria ocorrido.

Acabou a fartura

...Entre 2005 e meados de 2008, o preço do milho e do trigo triplicou, e o do arroz quintuplicou, desencadeando tumultos sociais e lançando na pobreza mais de 75 milhões de pessoas...
Interessante matéria da Natinal Geographic mostrando que a crise dos alimentos no mundo veio para ficar. O fator principal, segundo a matéria, é o aumento crescente no preço dos alimentos. Confira

Chico Mendes na TV Cultura

...Francisco Alves Mendes Filho – o “Chico Mendes” – foi um grande seringueiro e ativista ambiental brasileiro, assassinado em dezembro de 2008. O acreano tinha uma paixão tão grande pela floresta que desejou apenas duas coisas antes de morrer: que seus filhos tivessem uma boa educação e aprendessem a cortar seringueira.
A vida cotidiana de Chico é tão interessante que virou assunto da segunda parte do filme “Crianças da Amazônia”, da fotógrafa e cineasta Denise Zmekhol, que poderá ser visto pelos telespectadores do programa A’Uwe no próximo domingo, dia 28 de junho.

Esses sim, são castelos!

Um interessante link, com verdadeiros castelos ao redor do mundo. Muito há para ser contado nas histórias e estórias desses castelos.

Energia solar pelo mundo

Processo alternativo de energia pouco utilizado ainda no mundo, a energia solar vem aumentando sua participação na matriz energética mundial aos poucos. A Espanha tem se destacado na geração dessa fonte de energia. Confira.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...