quinta-feira, 9 de julho de 2009

Brazil com Z

...Um blog de brasileiros vivendo em diferentes cantos do planeta. Experiências, curiosidades e dicas de como não passar aperto em terras estrangeiras...,
Um interessante site, que relata experiências e conta fatos muitas vezes não divulgados no dia-a-dia da web. Bom, principalmente para quem gosta de viajar pelo mundo. Neste outro link, (no mesmo site), por exemplo, vocês ficarão sabendo que a fruta melão é a estrela do verão este ano na França. Entrada de melão com presunto cru, deve ser "super", como dizem os franceses. Vejam também, fotos de Villages des bories, próximo à Gordes, outra bonita cidade francesa, que na semana que passou, publiquei fotos de uma viagem minha em 2002.

A china, os livros e os números

A China é líder mundial do mercado editorial de livros, pelo menos segundo o critério de títulos publicados. Foram mais de 80 000 só no primeiro semestre de 2008, segundo os dados disponíveis mais recentes. No entanto, de acordo com a empresa de pesquisas literárias OpenBook, 99,5% das obras vendem menos de 5 000 exemplares.
Essa é a fatia das 600 editoras "oficiais" da China, as únicas que têm autorização do governo para publicar livros. Os best-sellers estão nas mãos das outras 10 000 editoras, chamadas de "estúdios culturais", consideradas ilegais. Agora o governo chinês está obrigando os tais estúdios culturais a se fundir com as editoras oficiais.

O primeiro caso foi o da Beijing Republic Publishing, que edita seis dos 30 livros mais vendidos na China. O estúdio pirata acaba de ser comprado pela empresa oficial Jiangsu People's Publishing House. (exame).

Por um turismo mais sustentável

...O setor do turismo é o que mais cresce no mundo todo, inclusive no Brasil. Mas o risco para o planeta e para a própria continuidade dos negócios - devido aos impactos ambientais e sociais que pode provocar - é notório. Por isso, há boa mobilização pela sustentabilidade que envolve governos, sociedade civil e empresários e ainda inclui a adequação às conseqüências do aquecimento global. A exploração sexual infantil também está na pauta..., continue lendo.

11 milhões de anos

Agora o Rio Amazonas também tem idade. De acordo com um estudo feito por meio de perfurações pela Petrobrás, o rio teria 11 milhões de anos, mas em sua forma original a idade é de 2,4 milhões de anos.
Um grupo formado pelo Instituto para Biodiversidade e Dinâmicas do Ecossistema, pela Universidade de Amsterdam, Universidade de Liverpool e a Petrobras usou uma nova forma de registrar e reconstruir a história do Rio Amazonas.
Recentemente foram feitas expedições científicas pelo Programa de Perfuração Oceânica, em que uma coluna sedimentada com aproximadamente 10 Km de espessura foi dificilmente rompida atingindo apenas uma pequena parte. Outra exploração realizada pela Petrobrás, analisou de forma paleontológica e sedimentar amostras de duas perfurações com aproximadamente 45 Km abaixo do mar. Essas expedições permitiram compreender de maneira analítica, a história e geologia do Rio Amazonas.

Antes de o estudo ser publicado, a idade do rio era desconhecida. A pesquisa teve grandes implicações para melhor compreender a paleografia da América do Sul, e também da evolução dos organismos aquáticos da Amazônia e da Costa Atlântica. [Science Daily].

Sites nada convencionais

Uma das coisas mais importantes na hora de criar um site é oferecer facilidade de navegação. Porém, nada impede que alguns web designers fujam da rotina.O Sitepoint selecionou alguns sites bem confusos, bonitos, criativos e engraçados. Quem sabe eles podem servir de inspiração para a sua próxima página?(idg).

Os desperdícios e a ineficiência na produção de alimentos

...O "The Environmental Food Crisis: The Environment"s Role in Averting Future Food Crises," (A crise Alimentar Ambiental: o Papel do Meio ambiente para evitar futuras crises alimentares), lançado na reunião da UNEP, no Quênia, destaca alguns dos extremos desperdícios no sistema alimentar mundial:

• Pesquisas de suporte ao relatório estimam que cerca de 30 milhões de toneladas de peixe sejam devolvidas ao mar todos os anos;

• Mais de um terço do consumo mundial de cereais são usados para alimentar animais

• O desperdício de alimentos é abundante nos países desenvolvidos: no Reino Unido, cerca de 30% de todos os alimentos comprados não são consumidos, os EUA disperdiça entre 40 e 50% de sua oferta de alimentos, e na Austrália os resíduos alimentares representam metade de todos os resíduos nos aterros..., leia mais


Comentário meu: Interessante o Quênia ter sido escolhido o local para o evento. Fez me lembrar de outro post publicado recentemente no blog. Será coincidência ou há em curso alguma ideia de transformar o solo africano em terras agriculturáveis?

Os botos e as enchentes na Amazônia

...Os botos nadam por entre a copa das árvores. Curvam o corpo sinuoso, deslizam pelos ramos e se enroscam como serpentes em torno dos troncos canelados. Não se trata de nenhuma paisagem onírica extraída de romance; essa é uma cena real que ocorre na temporada das chuvas no alto Amazonas, a jusante da cidade peruana de Iquitos. O rio inunda a floresta tropical, permitindo que os golfinhos fluviais busquem alimento no meio da mata..., continue lendo.

Usinas nucleares no nordeste

A Eletrobrás ainda estuda as melhores alternativas de localização para que o governo federal decida onde será instalada a Central Nuclear do Nordeste, afirmou o presidente da estatal, José Antonio Muniz Lopes, na segunda-feira (6). Até agora, quatro Estados já demonstraram interesse em receber a central: Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
Lopes revelou que, em um primeiro momento, serão construídas duas usinas nucleares na Região Nordeste, “possivelmente no mesmo sítio”. Cada uma terá uma capacidade de geração de 1.000 megawatts (MW) de energia. “No futuro, teremos outras”, afirmou. Lopes participou, em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, da cerimônia de assinatura da licença de uso do solo da prefeitura para a construção da Usina Nuclear Angra 3.
Os investimentos para a instalação das duas usinas iniciais ainda não foram dimensionados de forma adequada, disse o presidente da Eletrobrás. Entretanto, estimou que deverão ser necessários em torno de R$ 10 bilhões para a construção de cada unidade.(américaeconomia).

Ranking das 500 maiores empresas da América Latina

...Se associarmos as 500 Maiores Empresas da América Latina destacadas em nosso ranking a uma grande frota de caminhões que avançam em alta velocidade na mesma direção, 2008 seria o ano de pisar no freio e dar marcha a ré. Não se trata de uma imagem literária sem sentido. O ano passado foi a primeira vez desde 2002 que a soma em dólares das vendas das 500 Maiores Empresas da América Latina caiu em relação ao ano anterior. Em 2008, o volume total da receita retrocedeu 3,7%, um breque ainda mais brusco se comparado à expansão de 23,7% obtida em 2007...

Como poderá ser observado nesta interessante reportagem da américaeconomia, a crise financeira que estabeleceu-se no último trimestre de 2008, jogou por terra todo o crescimento dos primeiros 9 meses. Um baque e tanto.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...