segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A(H1N1) - Pernambuco tem 1a morte.

Santa Catarina registrou nesta segunda-feira as primeiras mortes causadas pela nova gripe no estado. A Secretaria de Saúde local informou que três pessoas morreram na região em virtude do vírus A (H1N1): uma mulher de 29 anos, um homem de 53 - ambos na cidade de Concórdia -, além de uma gestante de 22 anos que morava em Tubarão. Na Bahia e em Pernambuco também foram anunciadas as primeiras mortes.
Já no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde confirmou nesta segunda quatro novas mortes por causa da gripe A. O estado registra, até o momento, 29 vítimas fatais do vírus influenza A (H1N1). Mais cedo, a Secretaria de Saúde da Bahia anunciou o primeiro caso de morte no estado. Em Pernambuco, também foi confirmada uma vítima fatal da doença.

A primeira das quatro novas vítimas do Rio Grande do Sul é uma dona de casa de 43 que morreu em 23 de julho na cidade de Passo Fundo. Ela era portadora de dislipidemia, doença que se caracteriza por um aumento anormal da taxa de lipídios no sangue. A segunda morte ocorreu em 25 de julho em Novo Hamburgo e se trata de um homem de 45 anos que sofria de hipertensão.
A terceira vítima era um pintor de 39 anos que morreu em 27 de julho em Santa Maria. Ele não sofria de outras doenças. A quarta morte também ocorreu em Passo Fundo, no dia 1º de agosto. Trata-se de um homem de 44 anos que não sofria de outras enfermidades.

A vítima baiana da nova gripe era um homem de 50 anos que morreu na terça-feira passada. Ele era hipertenso e tinha histórico familiar de morte súbita. Os exames que atestaram resultado positivo para gripe A foram feitos na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia informou que está investigando qual foi a fonte de contaminação do paciente e monitorando seus familiares para verificar se houve contágio.
Já em Pernambuco, foi confirmada na manhã desta segunda a morte de uma adolescente de 17 anos que estava internada desde o dia 20 de julho no Hospital Prontolinda, em Olinda. A garota viajou de Belo Horizonte para passar férias no balneário de Porto de Galinhas, em Ipojuca. Ela estava acompanhada de familiares, que estão sendo monitorados. (veja)

Arquiteto cria projeto para estádio do Barcelona no meio do mar

O arquiteto Emili Vidal propôs à diretoria do Barcelona a construção de um novo estádio para o clube, que seria localizado em uma ilha artificial na costa da capital da Catalunha. A arena teria capacidade aproximada de 150 mil torcedores. As informações são do jornal espanhol La Vanguardia.
O estádio apresentado pelo arquiteto, que também é sócio do clube, possui formas arredondadas, fachada de vidro e ficaria no meio do mar, ligado ao continente apenas por meio de uma ponte.
Apesar de ter sido proposto à diretoria do Barcelona, não há, por enquanto, interesse para a construção do projeto. O atual estádio do time, o Camp Nou, passa por reformas desde 2007, quando foi apresentado o projeto de autoria do arquiteto inglês Norman Foster. A modernização é estimada em 250 milhões de euros e vai aumentar a capacidade do local em até 10 mil novos lugares, totalizando 100 mil assentos. (piniweb)

Projeto Alzheimer

Imagine que acabou de assistir um filme e está olhando para os créditos, ao final, e não se lembra de nada do que viu. Você não dormiu durante a sessão, ficou com os olhos da tela e mesmo assim não se lembra da trama, dos personagens, de nada. Muitas vezes é assim a vida de alguém com início da doença de Alzheimer.
Milhões de pessoas pelo mundo sofrem com Alzheimer — 5 milhões apenas nos EUA — e cada vez mais pacientes aparecem em todas as partes. É a segunda doença mais temida depois do câncer e o tipo de demência mais comum aflingindo 70% de todos os casos. Além de ser incurável é como se o doente fosse desaparecendo com o tempo, sendo substituído por outra pessoa. Ele deixa de ser quem era antes, perdendo a memória e a capacidade de raciocínio, podendo até chegar a viver em um estado vegetativo.
Mas há muito esforço científico sendo realizado, tanto para prevenir quanto para erradicar a doença. Em 4 documentários e 17 curtas além de uma ampla iniciativa multimídia o Projeto Alzheimer, da HBO, revelará detalhes sobre os avanços da ciência para descobrir métodos para prevenir, tratar e curar a doença.
O próprio diagnóstico da doença é complicado em seus estágios iniciais, mas testes clínicos mostram que um novo composto, o florbetabeno, quando administrado no paciente ajuda a detectar Alzheimer ainda no começo.

Benefícios dos alimentos orgânicos

...Os alimentos orgânicos não apresentam benefícios nutricionais ou para a saúde superiores aos alimentos comuns, concluiu um estudo grande divulgado nesta quarta-feira.

Pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres disseram que os consumidores estão pagando preços mais altos por alimentos orgânicos devido a seus supostos benefícios para a saúde, criando um mercado global de orgânicos que movimentou 48 bilhões de dólares em 2007.


Mas uma revisão sistemática feita de 162 artigos científicos publicados nos últimos 50 anos não constatou diferença significativa entre os alimentos orgânicos e os outros..., continue lendo

Sugestões para urbanização das favelas

Oferecer subsídios a formuladores de políticas e programas relacionados à urbanização de favelas, assim como a planejadores, projetistas e executores de empreendimentos dessa natureza é o objetivo do livro Urbanização de favelas: procedimentos de gestão, que acaba de ser lançado pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare).
Disponível para download gratuito na internet, a publicação é resultado do projeto “Manual de Qualificação de Assentamentos Urbanos Degradados”, que permitiu a identificação, o registro e a avaliação de experiências de recuperação de favelas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
O trabalho foi realizado por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Universidade Católica de Salvador, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A partir de conhecimentos adquiridos em estudos de caso, a publicação traz análises e recomendações que buscam proporcionar maior qualidade e eficiência em empreendimentos direcionados à urbanização de assentamentos degradados.
São abordados assuntos como a escolha das favelas para intervenção, levantamento de dados (físico, jurídico e socioeconômico), financiamento de programas de urbanização e aspectos sobre licenciamento e regularização, além de alertar sobre a falta de documentação e registros dos recursos investidos em programas do gênero.
Aqui

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...