quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cavernas do Brasil

...A mais alta entrada de cavernas está no Brasil, na Gruta Casa de Pedra, em São Paulo, com 215 metros de altura. Em Minas Gerais está o mais profundo abismo (caverna vertical) em quartzito do planeta, a Caverna do Centenário, com 481 metros de profundidade. O Brasil possui, ainda, a maior caverna conhecida em micaxisto, a Gruta dos Ecos, no Distrito Federal, com 1.380 metros de desenvolvimento e um magnífico lago subterrâneo que chega a atingir 300 metros de comprimento.
A presença de gigantescos salões subterrâneos, cachoeiras com mais de 20 metros de queda, lagos com mais de 120 metros de profundidade e enormes espeleotemas, como a estalactite de 28 metros da Gruta de Janelão, em Minas Gerais, considerada a maior do mundo, aliada ao grande potencial de descoberta de novas cavidades, também contribuíram para transformar o Brasil em um dos países mais procurados por expedições espeleológicas internacionais...,
quem diria, o Brasil cataloga hoje 5000 cavernas! conheça a localização de boa parte delas, aqui

Paineis solares a base de plásticos

O futuro na energia está nos meios alternativos. Refrão muito divulgado. Não há dúvida de que as pesquisas estão avançando cada vez mais para produzir uma nova forma de energia para consumo, estas adequadas a chamada categoria 'clean'; energia limpa sem prejuízo ao Meio Ambiente.

Por se tratar de tecnologias novas, o custo ainda é considerado alto em relação as outras fontes existentes, sendo o nó da questão. Um interessante artigo ( em espanhol ) traz uma descoberta maravilhosa que poderá reforçar, no futuro, a introdução da energia solar em diversas residências. Aqui

Fábrica 100% verde

A Tetra Pak acaba de inaugurar uma unidade de produção de embalagens para bebidas que opera exclusivamente por meio de fontes de energia renováveis, em Hohhot, norte da China. Essa é a quarta planta inaugurada na China e é uma das mais avançadas fábricas de embalagens cartonadas Tetra Pak.

“A energia gerada pelos moinhos de ventos é carregada para a rede nacional, e a Tetra Pak conecta a rede para obter energia. No entanto, assinamos um acordo com autoridades da Mongólia e com o fornecedor da energia renovável para pagar a mais pela energia verde. Um processo de auditoria foi organizado, a fim de verificar a quantidade de energia fornecida exclusivamente a partir de fontes renováveis, o total da eletricidade consumida pela nossa planta durante o mesmo período, a fonte de energia renovável e ano em que começou a operar etc. “, diz Carol Yang, Gerente de Comunicação Corporativa da Tetra Pak China país.

Além da matriz energética completamente renovável, a planta possui um sistema próprio de tratamento de água.

As embalagens da fábrica de Hohhot ainda não contam com o certificado FSC, porém há um plano para que todas as fábricas da Tetra Pak sejam certificadas pelo FSC em dois anos, incluindo a de Hohhot. No Brasil, as duas fábricas da Tetra Pak possuem a certificação, ou seja, 100% das embalagens produzidas no Brasil são certificadas pelo FSC. (agenda sustentável)

* FSC - Conselho de Manejo Florestal

MUNDI, um buscador brasileiro especializado em Viagens

O buscador brasileiro Mundi, voltado à área de turismo, estreou nesta quarta-feira (5/8) dois novos recursos de busca. Um deles é um filtro dos resultados de hotéis por bairros e o outro é a pesquisa por atrações turísticas.

“Até então, classificávamos os hotéis por preço, estrelas ou nomes. Muitos usuários, porém, tinham referências apenas de um bairro e nós vimos que existia esta demanda", diz o Chief Executive Officer do Mundi, Guilherme Pacheco. "Por exemplo, uma pessoa pode recomendar a um amigo que procure um hotel no Leblon, se for ao Rio de Janeiro".

O filtro delimita a busca para aproximadamente 30 mil bairros, praias ou regiões, em 600 cidades brasileiras.

Os usuários podem também observar algumas abas novas nos resultados. Uma delas é a de atrações turísticas, que permite a participação dos usuários. Por enquanto, há três mil pontos de turismo em território nacional e 42 mil fora do Brasil.

“Já tínhamos uma integração com uma página da Wikipedia nos resultados, e agora fizemos um mashup com o serviço Panoramio para exibir imagens dos usuários na nova área de fotos”, diz Pacheco.

No box “Participe”, na lateral esquerda, os internautas podem incluir um ponto turístico, fotos ou avaliação de um local já visitado. (IDG)

A(H1N1) - 700 mil casos na Argentina

O Ministério da Saúde da Argentina informou, nesta quarta-feira, que o país já soma 709.321 casos de gripe suína.
Segundo o boletim do Ministério, a doença já causou a morte de 337 pessoas na Argentina desde o registro do primeiro caso, no dia 17 de maio, até o último dia 1º de agosto.
Os dados foram confirmados pelo ministro da Saúde argentino, Juan Manzur.
Os dados indicam que ocorreram 762.711 casos de gripe no país. Segundo Manzur e o vice-ministro da Saúde, Máximo Diosque, deste total, 93% seriam casos da Influenza A. (BBC) - clique na imagem e confira situação atual no mundo.(OMS)

Índios que vivem isolados na amazônia

..Novas fotos de índios que nunca tiveram contato com o mundo externo foram divulgadas pelo governo do Acre. Esses indígenas sabem da existência do homem branco mas não buscam contato, e é política da Fundação Nacional do Índio (Funai) não contatá-los enquanto não busquem isso por iniciativa própria..., continue lendo

...ainda o 11 de setembro

...Milhares de pessoas expostas aos ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova York, desenvolveram asma cinco ou seis anos após o evento, segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta, Estados Unidos.
Estudos anteriores já haviam indicado a incidência de problemas respiratórios e mentais associados com a exposição direta à poeira levantada no local dos ataques num período de dois a três anos depois do evento.
Mas o impacto na saúde das pessoas em um prazo mais longo ainda não havia sido divulgado...,
continue lendo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...