sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Do César para o mundo

Três novos projetos anunciados nos últimos dias e ligados ao Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) provam o quanto Pernambuco está bem na produção de soluções tecnológicas para os mercados local, nacional e internacional. O primeiro deles diz respeito a um conjunto de softwares para melhorar os procedimentos internos e de atendimento aos clientes da Motorola, que serão usados pela empresa em todo o mundo. Basicamente, até 2010, os cable modens (como são chamados aqueles pequenos aparelhos que usamos em casa para receber o sinal de televisão por assinatura), fabricados pela companhia aqui e em outros países, sairão com tecnologia pernambucana embarcada.

A parceria da Motorola com o Cesar, para este projeto especificamente, já existe desde o início do ano, mas só foi divulgado na semana passada. A equipe de cerca de 40 profissionais locais trabalham na criação de três softwares (o Communications Convergence Engine, o EMTA GUI e Motorola NBBS), que visam facilitar a manutenção dos equipamentos à distância e proporcionar mais interação entre os clientes e as operadoras que oferecem este tipo de serviço, como a Net. "Trabalhar com um instituto tão renomado quanto o Cesar é ter a certeza de que estamos capacitando novos talentos nos segmento de gerenciamento de conteúdo para TV por assinatura, TV Digital e serviços para redes de banda larga", sinaliza o gerente de novos negócios da Motorola Brasil, José Geraldo de Almeida. "O projeto é uma prova da nossa capacidade de montar uma equipe, estabelecer conhecimento sobre um processo inovador e entregar tudo funcionando no espaço de tempo combinado", garante o gerente de negócios do Cesar, Ricardo Mendonça, lembrando que a multinacional ainda mantém outros projetos com o centro, como o de testes e o de desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis.


Local - Se o Cesar tem capacidade para atender ao mercado internacional, a empresa também promete ajudar na criação de soluções para os produtores nacionais, mais especificamente para o agronegócio - setor que representa 35% da economia do país. O objetivo do segundo anúncio, feito também na semana passada, é fornecer soluções tecnológicas de baixo custo, que possibilitem o aumento da produtividade. A experiência já começou com a montagem do monitor de irrigação - sistema que permite controlar, pelo celular, a irrigação de campos extensos, evitando o desperdício de água. O projeto foi selecionado recentemente para uma grande competição de empreendedorismo, chamada de Desafio Brasil 2009.Por último, a instituição desenvolveu uma novidade para os internautas brasileiros. Os usuários do Twitter que quiserem acompanhar a tabela dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol e publicar palpites sobre os times locais pode utilizar o Futweet - grande bolão virtual. Os melhores do ranking são premiados e o cadastro é simples, rápido e gratuito. Para saber mais e acompanhar a novidade, basta acessar o http://www.futweet.com.br/

Comprando seu livro em um sebo online

Se você rodou os sebos da cidade e não achou aquele livro mais barato ou que não está mais a venda nas livrarias normais, provavelmente você vai encontrá-lo no sebo online estante virtual.

O portal , no ar desde 2005, comemora 1,5 mil sebos de 250 cidades brasileiras cadastrados. O resultado é um acervo disponível para compra online que reúne atualmente 5 milhões de livros.

Samba nas praias parisienses

O verão este ano na europa tá fogo! 40 graus centígrados em muitas cidades. Aquecimento global!!! vocalizam bem alto, alguns. Sim, estão certos, mas não precisa exagerar. A natureza é sábia e muito antes do que se possa imaginar, a questão ambiental será agenda de qualquer reunião intergovernamental. Vai demorar um pouquinho para se entender o que seja sustentabilidade, mas se chega lá.

Voltando para o calor europeu, os franceses, ou melhor, os parisienses, talvez estejam contemporâneos da situação mais do que outros. A praia parisiense, muito criticada por tantos é, antes de mais nada, uma estratégia, para manter acessa a luz da cidade iluminada. Em 2009, a tocha parece estar sendo o samba brasileiro (vejam o vídeo acima, bem no jeitinho brasileiro), isso porque o nosso biocombustível do momento ainda nem chegou por lá.

Mas se quiserem sentir o glamour francês, vejam como é verão de 40 graus centrígados para eles, aqui

Tibet, o teto do mundo

O nome atual do Tibet en chinois « Xizang » (西藏), significa literalmente “a casa dos tesouros do Oeste”. Na realidade, inumeros são os recursos naturais tibetanos: chumbo, petróleo, gás, cobre, estanho, uranium, ferro, ouro, zinco, cobalto, jade,… estimados em 78,4 bilhões de dólares.

Localizado na China continental, no Planalto tibetano, onde se encontra a maior parte da cadeia de montanha do Himalaia, cuja altitude média é de 4200 m, o Tibet ocupa uma area de 2 500 000 km2.

A história do Tibet teve início há cerca de 2.100 anos. E a partir do século VII a região tornou-se o centro do lamaismo, “religião” baseada no budismo. Cobiça da China, o Tibet é incluído no território soberano chinês à partir do século XVII.


A partir daí seguem-se dois séculos de luta do Tibet pela independência, conquistada - temporariamente - em 1912. Em 1950, o regime comunista da China ordena a invasão da região, que é anexada como província. A oposição tibetana é derrotada numa revolta armada em 1959. Como consequência, o 14° Dalai Lama, Tenzin Gyatso, líder espiritual e político tibetano, retira-se para o norte da Índia, onde instala em Dharamsala um governo de exílio. Os tibetanos exilados, sobretudo na Índia e no Nepal, vêm denunciando o risco de desaparecimento da cultura tibetana, intimamente ligada ao budismo.

Curiosidades tibetanas


Os tibetanos entendem que o bem, o mal, e a felicidade na vida de uma pessoa, dependem dos movimentos do Moinho. Cada um está girando sua roda, a cada momento, onde quer que esteja. O giro regular do moinho proporciona alegria na vida; ao contrário, se a roda deixar de girar harmoniosamente, isto é mau sinal.

Na cultura tibetana, as mulheres casadas se diferenciam das solteiras através do uso de um accessorio obrigatorio, o avental ("bangdian").

Quanto a gastronomia, os produtos derivados do YAK, o leite fermentado, a manteiga, e o queijo constituem os alimentos de base. Além disso, o YAK fornece a lã e o couro para a confecção de roupas, cordas, e seus excrementos, uma vez secos, são utilizados como combustível. Situados no teto do mundo, os tibetanos recorrem a energia solar no preparo da alimentação. Da correspondente em Montpellier

Aproveitando os ventos nordestinos

Com o funcionamento do novo parque, o Ceará ultrapassa o Rio Grande do Sul e passa a ser o estado brasileiro com maior capacidade de geração elétrica por meio do vento.
A usina de Praias de Parajuru representa 23,6% da capacidade de energia eólica do Ceará e acrescentou à matriz energética cearense uma capacidade de 28,8 MW de geração elétrica, o suficiente para atender quase 30 mil famílias.
Com essa instalação, a quantidade de energia brasileira gerada pelos ventos atingiu 443,8 MW e o Ceará ultrapassou por 600 KW o estado líder na produção de energia eólica até então, Rio Grande do Sul.
“O território brasileiro pode produzir a quantidade gerada por 20 Usinas Hidrelétricas de Itaipu pelo vento. O problema é que essa energia é instável. Ela não é controlável e, portanto, não há como colocar sobre ela o princípio de abastecer todo o país”, explica Lauro Fiúza Junior, presidente da ABEEólica, a Associação Brasileira de Energia Eólica, desde abril de 2008.
Foram instalados 19 cataventos, fabricados pela Wind Power Energia. A instalação do parque gerou cerca de 3 000 empregos diretos e indiretos. (info)

Temperatura das águas dos oceanos bate recorde

A água dos oceanos na Terra está cada vez mais quente. De acordo com o Centro Nacional de Dados Climáticos dos Estados Unidos (NCDC, na sigla em inglês), a temperatura média dos mares atingiu 17 graus Celsius em julho - a mais alta já registrada desde que as medições tiveram início, em 1880.

Ainda segundo os cientistas, água mais quente poderá acelerar o derretimento de geleiras e, possivelmente, fortalecer furacões. Um dos efeitos desse aquecimento que já pode ser percebido e a destruição de recifes de corais. No Golfo do México, onde a temperatura média das águas atingiu os 32 graus Celsius, houve um aumento considerável na quantidade de furacões.

O aquecimento é mais forte no Ártico, onde a temperatura das águas já aumentou 10 graus. Para os cientistas, esse fenômeno é mais um indicador das mudanças causadas na Terra pelo aquecimento global. Os pesquisadores do NCDC explicam que é mais difícil haver aumento de temperatura nos mares do que nos continentes e que o resfriamento das águas é ainda mais difícil.

"Esse aquecimento das águas que nós estamos vendo não vai desaparecer no próximo ano. Ele vai persistir por um longo tempo", explica Andrew Weaver, da Universidade de Victoria. Segundo ele, é preciso cinco vezes mais energia para se aquecer os oceanos do que os continentes. (veja)

20 anos sem Raul Seixas - a última entrevista

Derretimento de geleiras altera mapa-múndi

Clima faz Suíça ficar um pouco maior. País expande fronteira com a Itália à medida que as geleiras dos alpes derretem e mudam curso dos rios.
O governo suíço aprovou nesta quarta-feira, 19, a expansão de sua fronteira em até 150 metros em determinados pontos, avançando sobre o que até então era considerado território italiano. As mudanças foram feitas depois que o Instituto Federal Suíço de Topografia constatou que a bacia hidrográfica utilizada para determinar a fronteira em 1942 sofreu mudanças por causa do derretimento de geleiras e campos de neve.
O topógrafo Daniel Gutknecht disse que a Suíça se tornou “um pouco” maior, mas acrescentou que ninguém irá “corrigir o atlas”. A embaixada italiana em Berna disse que a mudança foi aprovada por Roma. (opinião&notícia)

Abra a revista, veja um vídeo

Uma revista norte-americana lançará, na edição que chega às bancas no próximo mês, um anúncio que tocará um vídeo, que poderá ser repetido à vontade do leitor.

A novidade é uma arma de marketing pioneira lançada pela rede de TV americana CBS e pela fabricante de refrigerantes Pepsi - um microprocessador contendo cerca de 40 minutos de áudio e vídeo que será incluído nas páginas da revista impressa Entertainment Weekly a partir do mês que vem.

O microprocessador de 2,7 milímetros de espessura, com uma tela LCD de resolução de 320 x 240, começará a rodar assim que o leitor virar a página do anúncio.

Com um toque, será possível assistir a trechos de seriados novos e consagrados da CBS - como a comédia Two and a Half Men e o policial NCIS: Los Angeles - e um anúncio da Pepsi para promover seu novo refrigerante diet "para homens".

A tecnologia, desenvolvida pela empresa Americhip, de Los Angeles, é a mais nova aposta dos marqueteiros para fisgar um público cada vez habituado ao uso das novas tecnologias. (bbc)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...