terça-feira, 15 de setembro de 2009

Rio de Janeiro de todos os fluidos

Ode ao Rio! um post para ser ouvido, visto e admirado. Tom Jobim, dispensa comentários. Agora, fotos 360 graus do Rio, aí é parar pra pensar naquele chopinho de copacabana, ipanema e leblon e pensar se toda aquela beleza é fantasia ou pura realidade. Vejam o Pão-de-acúcar, Corcovado, Jardim Botânico I, Jardim Botânico II e o Reveillon 2009, visuais maravilhosos em 360 graus do Rio.

Energia solar na praia

Pelo visto, as pessoas futuramente não terão mais problemas quando forem a praia e virem seu celular, seu palm top ou até mesmo seu netbook ou microsystem descarregarem.

Fincado na areia da praia, como uma estaca, um pequeno painel solar irá cuidar de suprir eletricamente seus gadgets.

Realmente, tem sido surpreendente a capacidade criativa das pessoas em busca de novos negócios.
Conheça mais aqui, sobre essa mais nova engenhoca.

Cerveja é a nova vítima do efeito estufa

Primeiro foram os vinhos franceses, agora é a vez da cerveja entrar na lista das possíveis vítimas do aquecimento global.

Um estudo liderado pelo climatologista Martin Mozny do Instituto Tcheco de Hidrometeorologia confirma que as colheitas de Saaz, um típico lúpulo de aroma da República Tcheca, usado nas cervejas do tipo Pilsner, está diminuindo a cada ano.

A equipe de Mozny usou dados de quantidade de chuva para medir o impacto das mudanças climáticas nas plantações de Saaz, da República Tcheca entre 1954 e 2006.
O estudo concluiu que a concentração de ácido alpha no lúpulo diminuiu em um ritmo de 0,06% por ano desde 1954 por causa do aumento de temperatura. A qualidade do Saaz depende da quantidade de ácido alpha, que deve ficar em torno de 5%.

Não é apenas a cerveja da República Tcheca que está ameaçada. De acordo com a New Scientist, onde o estudo foi publicado, o lúpulo das regiões da Eslováquia e Alemanha enfrentam a mesma situação. Será o fim da Oktoberfest?

Derretimento de geleiras no Himalaia

Nepal : o derretimento de geleiras no Himalaia está acarretando a formação de diversos lagos que no caso de rompimento, poderiam devastar inúmeros vilarejos.

E’ o caso, por exemplo, do lago Imja com 36 milhões de metros cúbicos d’água, que conforme alguns cientistas, representa a maior ameaça de inundação para o Nepal, caso ele venha se romper.

As inundações poderiam ocasionar segundo o secretário do Meio Ambiente du Nepal, Uday Raj Sharma, um verdadeiro « sunami nepalês ».

Para Samjwal Ratna Bajracharya, especialista dos glaciais do Centro internacional de desenvolvimento das formações montanhosas no Nepal (ICIMOD), o derretimento das geleiras vem se acelerando sensivelmente nesses últimos 30 anos, e as temperaturas do Himalaia vêm aumentando « oito vezes mais rápido » que a média mundial.

Os experts estimam que no Nepal, entre os 2.300 lagos decorrentes do derretimento dos glaciais, pelo menos 20 apresentam riscos de ceder e, acrescentam que as soluções face a esta ameaça não são nada evidentes.

Evacuar as populações seria difícil, pois grande parte das famílias se recusaria a abandonar suas casas. Por outro lado, uma operação de esvaziamento dos lagos, seria extremamente onerosa, perigosa e incerta.
* Tradução do texto original da correspondente do blog em Montpellier

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...