quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Renoir no Século XX, uma exposição

"Estou começando a saber pintar. Precisei de 50 anos de trabalho para chegar a este resultado, que ainda é incompleto!" A frase é de Pierre-Auguste Renoir quando tinha 72 anos, em 1913. É com esta frase que os visitantes são acolhidos na exposição « Renoir no século XX » do Grand Palais em Paris, de 23 de setembro até 4 de janeiro, organizada em conjunto pela Réunion des Musées Nationaux, Musée d’Orsay, Los Angeles Conty Museum of Art e Philadelphia Museum of Art. O evento visa  descobrir ou redescobrir as obras pouco apreciadas do mestre Renoir. Ao percorrer a exposição de redescoberta de Renoir, o visitante descobrirá 200 obras entre as quais 80 quadros, esculturas, esboços, fotografias, etc. Na ocasião em que Renoir disse esta frase, a Galeria Bernheim-Jeune em Paris, estava apresentando uma exposição consagrada as suas obras, entre as quais os grandes nus pintados na virada do século XX. No início dos anos 1890, Renoir ligado ao impressionismo, tenta um novo caminho e inventa uma arte clássica e decorativa. Ele recusa de forma dominante o mundo moderno, e sua arte se enche de mulheres sensuais tomando banho. Numa época em que o cubismo e a abstração estavam em pleno desenvolvimento, o mestre define um ponto de equilíbrio entre tradição e inovação. Da correspondente do blog em Montpellier.

The top 250 best movies (clique para ampliar)


China se preparando para comemorar o 60° aniversário

Desde alguns meses os funcionários e cidadões chineses vêm se preparando para a comemoração do 60° aniversário da fundação da República Popular da China no dia 1° de outubro. A cada dez anos, parte da cidade de Pequim fecha para os ensaios da parada militar, dos shows, das diversas performances artísticas, dos fogos de artifício… O esquema de segurança é importante e diz respeito não apenas as pessoas como aos equipamentos. Veja aqui, uma série de 37 fotos tiradas nas últimas semanas durante a preparação dos festejos do dia nacional chinês.

Peças metálicas com memória voltam ao formato original depois de deformadas

Nada parece ser mais útil durante uma reunião de trabalho do que um clipe de papel. Basta em olhar em volta da mesa para ver que a grande maioria dos participantes está mais envolvida em esticar o pequeno pedaço de metal do que em prestar atenção em quem está falando.


Felizmente, até mesmo as reuniões mais enfadonhas acabam. E se, em vez de jogar no lixo o monte de clipes destruídos, fosse possível inserir todos em um pequeno recipiente com água quente e todos voltassem ao seu formato original, prontos para a próxima reunião?

É justamente isto o que está fazendo uma equipe de engenheiros alemães do Instituto de Mecânica dos Materiais (IWM). Eles não estão preocupados exatamente com os clipes de papel, mas com um tipo de metal com memória - se uma peça fabricada com estas ligas se deformar, elas voltam ao formato original com um pequeno aumento de temperatura.


Essas ligas, chamadas SMA (Shape Memory Alloys ou ligas com memória de formato), são conhecidas há bastante tempo, já tendo sido utilizadas em pesquisas com robôs e até na indústria automotiva. Há muitas outras possibilidades de aplicação, mas nem sempre é fácil prever o que vai acontecer com essas ligas e suas memórias.

As características estruturais dessas ligas com memória são extremamente complexas, fazendo com que o desenvolvimento de cada peça exija um exaustivo e caro processo de tentativa e erro, até que o componente fique operacional com as características desejadas.

Este problema agora foi resolvido com um simulador do comportamento das ligas com memória. "A simulação numérica que nós desenvolvemos já responde várias questões no início do trabalho, muito antes de construirmos o primeiro protótipo," diz o engenheiro Dirk Helm, do Instituto Fraunhofer, na Alemanha.


O simulador já demonstrou seu valor ao permitir que os engenheiros desenvolvessem vários objetos, entre os quais um minúsculo fórceps para endoscopia. Normalmente, esses microfórceps somente podem ser fabricados usando juntas. Como poderia um componente tão pequeno ser produzido em tais dimensões, mantendo sua elasticidade e a possibilidade de rápida esterilização e não possuir juntas?

O simulador deu a resposta, fornecendo as características mais importantes do componente, como a resistência do metal e a força resultante do próprio fórceps. Até a durabilidade do instrumento foi previsto com antecedência. "Usando as simulações, nós pudemos saltar etapas, evitando a construção de inúmeros protótipos. Isso representou uma economia muito grande porque as ligas metálicas com memória são muito caras e difíceis de trabalhar," disse Helm. (inovaçãotecnológica)

Fenômenos da natureza

As clássicas maravilhas da natureza são grandes e difíceis de faltar - grandes canyons, montanhas gigantes... Entretanto, muitos dos fenômenos mais fantásticos da natureza são difícies de serem percebidos. Alguns deles são incrivelmente raros e outros localizados em lugares inacessíveis do planeta. Descubram aqui, os mais espetaculares e maravilhosos fenômenos da natureza, desde rochedos em movimentos, nuvens gigantes, marés vermelhas até arco-iris de fogo. Veja aqui interessante matéria (em inglês).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...