domingo, 4 de outubro de 2009

Um Blog em Cuba

Interessante entrevista, concedida à revista Veja dessa semana, da cubana Yoani Sánchez, relatando o modus vivendi dos cubanos e as relações institucionais entre a população e o governo instalado há 50 anos na Ilha.

Para quem já teve oportunidade de conhecer os encantos e beleza da Ilha de Cuba, como este humilde blogueiro, que em 2002 teve a oportunidade de conhecer a Cuba capitalista - o Balneário de Varadero com dezenas de hotéis 5 estrelas e a cuba remanescente da revolução de 1959, com a adoração aos seus líderes, retratados em outdoors ou estátuas, em todas as principais avenidas do país e o sofrimento de boa parte da população onde a maioria sobrevive com um salário de 40 reais mês e mais a famosa cadernetinha, que dá direito ao consumo do dia-a-dia nas padarias e mercados.

Tive a oportunidade de conhecer um Físico com doutorado em Moscou, que me conduziu no seu táxi ( em Cuba, os veículos fabricados antes da década de 70 são os únicos de propriedade particular - pelo menos era assim em 2002), do Aeroporto até Varadero ( a agência de viagem simplesmente havia esquecido a mim e uma paulista de uma ONG ambientalista), e ao ler a entrevista, relembrei das palavras do Físico, que lamentava ter estudado tanto e simplesmente não podia aplicar nada do que havia aprendido porque em cuba, naõ havia mercado de trabalho para ele e com o esfacelamento do poderio soviético, os intercâmbios já não funcionavam como antes.

Vale a pena ler a entrevista como também programar uma viagem à Cuba e conhecer sua realidade e seus encantos que são muitos. Veja aqui, algumas fotos da minha viagem.

Afeganistão, um país em guerra

O Afeganistão (oficialmente, República Islâmica do Afeganistão, د افغانستان اسلامي جمهوریت em pachto, جمهوری اسلامی افغانستان em persa) é um país sem saída para o mar no centro da Ásia. É comumente designado como um país da Ásia central, da Ásia meridional e do Oriente Médio. Possui vínculos religiosos, etno-lingüísticos e geográficos com a maioria dos países vizinhos. Limita com o Paquistão ao sul e ao leste, com o Irã a oeste, com o Turcomenistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão ao norte, e com a China a nordeste. O nome do país significa "terra dos afegãos".

O país é um cadinho cultural entre o Ocidente e o Oriente e tem sido um antigo ponto focal para o comércio e a migração. Sua localização é estratégica, ao ligar o sul, o centro e o sudoeste da Ásia. Ao longo de sua história, o país assistiu a diversos invasores e conquistadores, embora em outras ocasiões reinos locais tenham invadido as regiões vizinhas. O Império Durrani, fundado em 1747, tinha por capital a cidade de Kandahar; posteriormente, a capital foi transferida para Cabul e a maior parte do seu território foi cedida a países vizinhos. No final do século XIX, o Afeganistão tornou-se um Estado-tampão envolvido no "Grande Jogo" entre o Império Britânico e o Império Russo. Em 19 de agosto de 1919, após a terceira Guerra Anglo-Afegã, o país recuperou a sua independência plena do Reino Unido.

Desde o final dos anos 1970, o Afeganistão vem sofrendo uma guerra civil contínua e brutal, que incluiu intervenções estrangeiras como a invasão soviética de 1979 e a recente ação chefiada pelos EUA que derrubou o regime dos talibãs. No final de 2001, o Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou a criação de uma Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF, em inglês), composta por tropas da OTAN que apóiam os esforços do governo do Presidente Hamid Karzai para estabelecer o império da lei e para reconstruir a infra-estrutura do país. Em 2005, o país assinou com os EUA um acordo de parceria estratégica que prevê uma relação de longo prazo entre as duas partes. Vários milhões de dólares foram recebidos da comunidade internacional para investimentos na reconstrução do país. (wikipédia)
Veja aqui e aqui, imagens atuais desse conflituoso país.

Dicas semanais de sites

Bigoo: startup recifense que traz a proposta de beneficiar pessoas que precisam de carona ou quem quer dividir os custos de transporte com outras pessoas. No Bigoo você pede ou oferece caronas e através de uma interface simples e intuitiva, facilitando a experiência dos usuários.

Twitscoop: cliente web para o Twitter que traz basicamente a vantagem de acompanhar as atualizações e tendências do Twitter sem ser necessário estar sempre recarregando a página.

LifeIO: Quadro de serviços onde você pode agregar num mesmo local informações de email, redes sociais, calendários e outros serviços.

Fast Flip: o Google lançou em fase de testes uma nova maneira de acompanhar as últimas notícias. No Fast Flip você acompanha de forma visual as novas notícias e faz filtros para encontrar as notícias que são relevantes para você.

UiopMe: encurtador de URL ideal para quem quer medir as estatísticas de um determinado link, dando informações de quantidade de clicks, de onde vieram os clicks, quais os horários dos click, dentre outras.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...