sábado, 10 de outubro de 2009

IPTU em dia, Internet grátis!

Distante 645 quilômetros do Recife, o município de Trindade, no Sertão pernambucano, usou tecnologia para mudar a realidade da cidade e de seus habitantes. A implantação de uma rede de internet sem fio gratuita provocou mudanças estruturais e sociais antes impensadas. Para ter acesso ao benefício, a única exigência é que os moradores estejam em dia com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A iniciativa gerou retorno econômico para o município. Segundo o prefeito, Gerôncio Figuêiredo, desde a implantação da rede, há cerca de três anos, a arrecadação do IPTU aumentou 40%. “Para ter acesso à internet, as pessoas dependiam da conexão discada por telefone ou outro meios mais caros. Por isso, as pessoas se interessaram pelo projeto e passaram a pagar o imposto”, afirma o prefeito.

A ideia da rede sem fio, de acordo com Figuêiredo, surgiu depois de uma parceria do município com o Ministério da Ciência e Tecnologia. “Tínhamos firmado convênio para um projeto e após sua conclusão sobraram recursos. Então, pedimos autorização ao ministério para implantar a internet gratuita”, conta. O investimento inicial foi de pouco mais de R$ 40 mil. Hoje, há 450 pontos com acesso e a projeção é que até o fim do próximo ano o número duplique e a velocidade de navegação aumente.

Na avaliação do microempresário Josevânio de Oliveira Souza, dono de uma papelaria e de um banco de pagamentos em Trindade, a mudança foi radical. “A vida dos comerciantes melhorou muito porque agora podemos fazer transações bancárias pela internet, sem precisar enfrentar filas”, diz. E completa: “O progresso chegou à cidade. Antes, as pessoas nem sabiam o que era internet. Hoje, comunicam-se com parentes distantes, ficam sabendo de concursos fora da cidade e se inscrevem de casa mesmo.”

INCLUSÃO - Os efeitos da internet foram além da economia e da praticidade. De acordo com o prefeito, a existência da rede na cidade, atraiu universidades a distância. Também possibilitou a implantação de laboratórios informatizados com acesso a internet em todas as escolas municipais da zona urbana do município e duas lan-houses públicas, de onde se pode acessar a internet de graça. “Vemos que com mais informação, a cultura das pessoas começou a mudar. Nossa educação também está mudando. Todos estão mais bem informados, capacitados”, afirma.

Para lidar com a nova realidade, assegura o prefeito, professores serão capacitados para orientar os alunos. Até o fim de 2010 há a previsão de levar a internet às escolas da zona rural.

Alemã SBP projeta coberturas de quatro estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014

O engenheiro Knut Göppert, diretor executivo da Schlaich Bergermann und Partner, apresentou na quinta-feira (8), os sistemas de coberturas que serão empregados nos estádios do Mineirão (MG), Morumbi (SP), Mané Garrincha (DF) e Vivaldão (AM) para a Copa do Mundo de 2014. A empresa alemã já desenvolveu o projeto de cobertura de 15 arenas de mundiais dos últimos dez anos e também da África do Sul, país que receberá os jogos em 2010.

Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), São Paulo

A cobertura será inspirada em uma roda de bicicleta, feita em estrutura metálica e revestida com policarbonato ou vidro. O grande desafio do escritório, no entanto, foi a falta de espaço no entorno da arena para instalar as colunas de sustentação da cobertura. "Não pudemos colocar muitas colunas porque o local não tem espaço. No Morumbi, serão apenas 16 colunas, sendo que para sustentar uma cobertura são necessárias, no mínimo, oito colunas", explicou o engenheiro. Parte da sustentação será feita por colunas internas.

Mané Garrincha, Brasília

Ao contrário do Morumbi, a cobertura do estádio Mané Garrincha será sustentada por 229 colunas, que formarão a fachada da arena de Brasília. A estrutura adotada na arena também será feita em formato de roda, mas os perfis metálicos não ficarão à mostra e serão revestidos por duas membranas, uma interna para impermeabilizar e outra para esconder a parte estrutural do sistema. "A cobertura é muito similar à do estádio Soccer City, em Johanesburgo, na África", disse o engenheiro.

Entre as quatro coberturas projetadas pelo escritório alemão, a do estádio de Brasília será a única com teto retrátil, que se abrirá ou fechará em apenas dez minutos. Knut Göppert ainda afirmou que o estádio poderá adotar painéis de geração de energia solar.

Estádio Vivaldo Lima (Vivaldão), Manaus

A nova arena do Vivaldão, no Amazonas, segue o modelo do estádio de Minas Gerais, e será projetada com estrutura de aço e revestida com uma membrana para simular "as escamas de répteis", concepção adotada pelos arquitetos para lembrar a fauna amazônica.

Este projeto, porém, será o único em que o escritório alemão ainda desenvolverá as arquibancadas e a fachada do estádio, que seguirá o mesmo desenho da cobertura.

Governador Magalhães Pinto (Mineirão), Belo Horizonte

Na opinião do engenheiro Knut Göppert, o projeto para a cobertura do Mineirão, em Belo Horizonte, foi o mais complexo entre os quatro realizados no Brasil até agora. Isso porque, além de ser tombada pelo patrimônio histórico, a arena já possui uma pequena cobertura nas arquibancadas feita em concreto.

A saída encontrada pela empresa alemã para o estádio foi continuar a cobertura a partir do ponto já existente, mas com o emprego de estrutura metálica ao invés do concreto. "Nesse caso, para completar, vamos revestir a nova cobertura com policarbonato", conta Göppert. (piniweb)

Megacidades respiram, consomem e poluem. Algumas se cuidam.

A tendência científica para ver as maiores cidades do mundo como seres vivos, que respiram, consomem e excretam, está levando a uma compreensão mais profunda de como a má qualidade do ar nas megacidades pode prejudicar os moradores e também desempenhar um papel importante na mudança climática global.

Esta é a conclusão de um relatório sobre um modelo de "metabolismo urbano" das megacidades.

Charles Kolb, um dos responsáveis pela elaboração do relatório, argumenta que o conceito de metabolismo urbano já existe há décadas. Ele vê as grandes cidades como entidades vivas, que consomem energia, alimentos, água e outras matérias-primas, e libera resíduos.

Os resíduos lançados incluem o dióxido de carbono - o principal gás de efeito estufa - poluentes do ar, esgotos e outros poluentes da água e até mesmo o excesso de calor que se acumula em grandes extensões de vias pavimentadas e prédios. continue lendo.

Do sertão à Sevilha, no rastro da poesia

...Embora a figura de João Cabral de Melo Neto esteja atrelada na maioria das vezes ao imaginário nordestino, ao sertão e à Recife, o aniversário de dez anos de sua morte é comemorado também no país que nos remete ao flamenco e às touradas. Estereótipos à parte, de 13 a 16 de outubro, as cidades de Barcelona, Sevilha, Salamanca e Alcalá de Henares (a 35km de Madri) sediam o seminário "Homenaje a João Cabral de Melo Neto en España", evento que celebra o poeta e destaca essa relação de amor bem resolvido entre o Brasil e a Espanha.


João Cabral viveu por mais de dez anos em solo espanhol, sempre na área diplomática, intercalando passagens por Barcelona, Madri e Sevilha. Chegou pela primeira vez em Barcelona, em 1947, como vice-cônsul do Brasil, e ali permaneceu até 1950, período em que ocorreu uma série de mudanças irreversíveis em sua poesia, tanto na temática, como na forma. Embora a carreira diplomática o tenha obrigado a aportar em vários países da Europa, como Inglaterra, França e Suíça, foi a Espanha que mais influenciou sua obra..., continue lendo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...