segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Visite pontos turísticos superfamosos sem precisar comprar passagens ou entrar em um avião! Veja tudo em 3D!


Vizerra é uma ambiente onde estão disponibilizados modelos navegáveis em 3D de locais muito interessantes como a cidade perdida dos Incas, Macchu Picchu, o Taj Mahal, o Monastério Tatev na Armênia, entre outros. O projeto tem parceria com a National Geographic da Rússia para garantir os aspectos culturais e educacionais. Pode-se mergulhar nas arquiteturas destes maravilhosos locais gratuitamente, além de poder escutar a visitas guiadas em áudio. Mais de 30 difernetes destinos serão incorporados ao acervo em 2009. O site está disponível em seis idiomas. É necessário baixar um viewer do aplicativo e, quanto melhor o processamento e placa de vídeo da máquina, melhor a experiência.
Por se tratar de um software com recursos sofisticados, é necesário baixar alguns aplicativos extras (no próprio download), e uma boa conexão com a internet será fundamental.

Pesquisadores fabricam papel com açaí e couro de peixe


Materiais inusitados têm sido usados pelos pesquisadores do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazôna) para fabricar papel. Pelos de caroço de açaí e pó de couro de peixe, que geralmente são descartados por indústrias da região, substituem a madeira no laboratório de celulose do centro de pesquisas.

Para transformar peixes em papel, pesquisadores utilizaram um material desperdiçado pelos curtumes. “Existem algumas indústrias que usam a pele [de peixes] para fazer couro. Quando a pele entra no fulão [cilindro giratório usado para processar o couro], cai um pó, que entra no processo de criação de pasta celulósica”, explica a pesquisadora Marcela Cavalcanti, chefe do laboratório.

O resultado é um papel especial, mais emborrachado, que pode até ser impermeável, dependendo dos produtos químicos utilizados no tratamento. “Ele serve para impressão, embalagens. Artesãos têm se interessado em usá-lo para fazer embalagens, e arquitetos, para decoração interna.”

No caso do açaí, a fabricação do papel é mais parecida com a convencional. “Cooperativas usam a amêndoa para produção de óleo ou o caroço para artesanato. Nos dois processos, o pelo que cobre o caroço é descartado”, conta Marcela.

O pelo da fruta – parecido com aqueles que envolvem o coco-da-baía – é transformado em celulose, e surge um papel mais parecido com o papel comum. Tanto no caso do açaí quanto do peixe, os pesquisadores também experimentaram a mistura com restos de papel que seria reciclado, e a mistura deu certo.

Como as pesquisas ainda estão em andamento, os papéis ainda não são confeccionados em escala industrial. Segundo a chefe do laboratório de celulose, ainda são necessários estudos para ver se há oferta de matéria-prima suficiente para alimentar uma fábrica que faça papéis desse tipo.(G1)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...