domingo, 1 de novembro de 2009

Halloween teve origem há 2 mil anos na Irlanda e Ilhas Britânicas

A origem do Halloween, na Irlanda e nas Ilhas Britânicas, remonta há mais de 2 mil anos. Na noite de 31 de outubro, os celtas comemoravam uma de suas maiores festas, o Samhain. Ao mesmo tempo, o dia 31 de outubro era o último dia do ano velho. Os celtas acreditavam que, nesse dia, o mundo dos vivos se encontrava com o mundo dos mortos.

Sacerdotes celtas tentavam expulsar os demônios com uma grande fogueira. Para se proteger contra poderes malignos, os celtas usavam máscaras amedrontadoras.

No século 8°, o papa Gregório 4° transferiu para o 1° de novembro o Dia de Todos os Santos, destinado a homenagear os mortos, a fim de cristianizar a festa celta de Samhain. Apesar disso, o "All-Hallows-Eve" – ou "véspera do Dia de Todos os Santos" – continuou sendo celebrado durante séculos na Irlanda católica.


Hoje, o símbolo mais destacado do Halloween é a abóbora oca, talhada em forma de careta e iluminada de dentro. Ela remete à lenda irlandesa do ferreiro Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), um beberrão que ludibriou o Diabo duas vezes, escapando do Inferno através de uma artimanha. Contudo, como não acreditava em Deus, tampouco pôde entrar no Céu. Em vez disso, o diabo lhe entregou um pedaço de brasa que ele escondeu em um nabo. Desde então, o ferreiro erra pelo mundo como um fogo-fátuo sem descanso.


Imigrantes irlandeses trouxeram a festa do Halloween para os Estados Unidos no século 19. Lá, eles substituíram o nabo como material da lanterna pela abóbora que, por ser maior, era mais apropriada.

Nos EUA, o culto aos fantasmas e à abóbora tornou-se um grande negócio. Ele chegou à Alemanha através da indústria de brinquedos, para a qual o Carnaval é um de seus períodos de maior lucro, além do Natal. A partir de meados da década de 1990, à busca de novas fontes de faturamento, o setor descobriu o Halloween, e forçou a introdução do costume celta-irlandês-norte-americano no mercado alemão.

Desde então, esse carnaval macabro proporciona lucros milionários, ano após ano, com a venda de maquiagem, perucas, fantasias, abóboras, festas organizadas, decoração, música e bebidas. O comércio de doces e guloseimas também lucra com o costume recentemente introduzido. Segundo dados do próprio setor, depois do Natal e da Páscoa, o Halloween é o terceiro principal evento do ano. (dweller)

França começa a fabricar coração artificial

Veja os países que aumentaram e diminuíram a emissão de gases

Segundo a United Nations Framework Convention on Climage Change, o volume de gás estufa emitido por 40 países industrializados aumentou 1% em 2007 e 3% entre 2000 e 2007.

Em relação aos níveis de 1990, as emissões diminuíram 4%. A Grã-Bretanha passou a contribuir menos para o aquecimento global devido à substituição de usinas a carvão por usinas a gás. Os países com grande número de indústrias primárias como mineração e silvicultura tendem a produzir quantidades muito maiores de gases estufa. A Austrália polui mais do que a França, embora sua economia seja menor. Confira abaixo


Dicas semanais de sites

Startup 101: a série sobre novas empresas do site Read Write Web agora ganha uma versão brasileira no Read Write Web Brasil. Uma série de grande qualidade que é indispensável para quem quer começar um novo negócio.

Hibernater: a função Hibernate, que no PC salva tudo o que você está fazendo e desliga o PC e quando você liga novamente retoma todos os programas no estado em que estava. O Hibernater funciona da mesma forma sendo que entre diferentes PC’s, você “hiberna” um programa e retoma de onde ele estava em outro computador, poupando trabalho e tempo.

Tendências e mercado: portal sobre notícias do mercado do Nordeste e suas tendências.

Envolverde: A Agência Envolverde foi criada em 1995 para administrar no Brasil o Projeto Terramérica, realizado em parceira com a Agência Inter Press Service (IPS) e com os Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud). Desde então vem se especializando na cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento humano, educação e cidadania planetária. Em janeiro de 2005 nasce a Envolverde – Revista Digital, que reúne todo o conteúdo jornalístico produzido pela equipe da Envolverde em uma única publicação digital, realizada em parceria com a AW4 Tecnologia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...