sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Jazz Porto 2009

Porto de Galinhas dos corais, dos coqueiros e de Carcará, da imensidão azul e dos manguezais, das ruas de chão batido e do asfalto, dos nativos e do mundo, dos pernambucanos que tanto a frequentam e dos alhures que ainda estão por vir.

Destino turístico é isso. Contrastes e conflitos ( que não tem sido poucos). A popularidade de Porto anda taco-a-taco com a do Brasil, apesar de muito ainda há por fazer.

Se houve época em que Porto foi lembrada pelos eventos do Surf (esporte), hoje é lembrada pela Fliporto (literatura) e ja vai conquistando mercado pelo Jazz Porto (música).

Mas o MEIO AMBIENTE anda na ordem do dia e Porto vai de que?

* o mundo virtual,... dentro de um automóvel, no agreste  de Pernambuco, e postando na Web.

10 momentos influentes na internet

Os protestos no Irã, a campanha presidencial americana do ano passado, a abertura de capital do Google e o surgimento de sites inovadores como Twitter, Facebook e Wikipedia, estão entre os "dez momentos mais influentes" da internet na última década, segundo os organizadores do Webby Awards, um reconhecido prêmio de excelência na internet.

A lista, englobando "uma década dominada pela internet", tem como finalidade ressaltar o caráter da rede mundial como "catalisador da mudança não apenas em todos os aspectos da nossa vida cotidiana, mas em tudo, do comércio e as comunicações à política e a cultura".

"O tema recorrente entre todas os marcos da nossa lista é a capacidade da internet de deixar para trás sistemas antigos e colocar mais poderes nas mãos das pessoas comuns", disse o diretor-executivo do Webby Awards, David-Michel.

O prêmio, dado desde 1996 a diversas iniciativas presentes na internet, como sites, anúncios interativos, vídeos e filmes online, é considerado uma espécie de "Oscar da internet".

Premiações

Entre as maiores façanhas da internet nesta década esteve o desafio às mídias tradicionais, ilustrado pela expansão do site de classificados gratuito Craigslist – que "causou um frio da espinha de jornais em todos os lugares", segundo o Webby Awards – e a possibilidade de empresas anunciarem seus produtos ao lado dos resultados das buscas através do Google AdWords.

Com 20 mil artigos em 18 línguas só no seu primeiro ano, o prêmio considerou que o lançamento da enciclopédia digital Wikipedia no ano seguinte "simbolizou o poder da internet de levar pessoas que não se conhecem em diversas partes do globo a colaborar tanto em projetos grandes e pequenos".

DEZ 'MOMENTOS DA INTERNET'

2000 – Site de classificados Craigslist ameaça jornais
2000 – Google barateia publicidade online com AdWords
2001 – Wikipedia é lançada
2001 – Napster inaugura compartilhamento de arquivos
2004 – Google abre seu capital
2006 – Tecnologia permite difusão do vídeo online
2006 – Facebook e Twitter ganham espaço
2007 – Apple lança iPhone
2008 – Campanha presidencial nos EUA ganha a rede
2009 – Manifestantes iranianos driblam censura usando internet

O prêmio destacou ainda a capacidade do antigo Napster, um programa de compartilhamento de música fechado em 2001, de "abrir as portas" para esse tipo de prática – uma "inovação que mudou para sempre a maneira como obtemos e experimentamos música e vídeo", disseram os organizadores.

Nos anos seguintes, o prêmio destacou a abertura de capital em bolsa da gigante de informática Google "para se tornar a mais dominante e influente companhia da década" e o avanço da tecnologia de transmissão de dados em banda-larga possibilitou o advento do vídeo na internet – uma "revolução" que "remodelou tudo, da cultura pop à política".

Nesse campo, o prêmio destaca o uso das mídias sociais tanto no caso da campanha presidencial americana de 2008 quanto nos protestos contra as eleições iranianas neste ano.

No primeiro caso, o prêmio afirma que "a internet alterou a forma de fazer política presidencial tanto quanto a televisão havia feito 40 anos, durante a disputa Kennedy/Nixon".

No segundo caso, os organizadores indicaram a "impossibilidade de se censurar o Twitter", um serviço de microblogging descentralizado que acabou se tornando uma das principais fontes de informação para o mundo exterior do que ocorria dentro do Irã.

O Webby Awards também destacou a expansão do site de relacionamentos Facebook, que colocou a chamada "mídia social" no centro das atenções.

Por fim, a lista inclui o lançamento do iPhone em 2007. "Na próxima década, estima-se que um bilhão de usuários virá para a internet pela primeira vez através de serviços móveis", diz o Webby. (bbc)

Ações sustentáveis


Foi lançado em junho e chegou ao Brasil através da operadora TIM, o Samsung E1107 Solar.

O aparelho tem bateria com carregamento solar, que possui autonomia para até 10 minutos de conversa com uma hora de carga solar, rádio FM, viva-voz e alerta vibratório.


Uma das formas de pensar sustentavelmente é buscar informações sobre a quantidade de energia consumida em casa.

Como conseguir essa informação? Passe a usar a calculadora criada por Furnas Centrais Elétricas que está disponível aqui. Com ela você pode saber quanto gasta com cada aparelho em casa e controlar o seu consumo.


Como muitos já sabem, 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano no planeta e o destino costuma ser um aterro sanitário. Pensando nisso, organizações como a Fundação Pensamento Digital e o Comitê para Democratização da Informática (CDI) oferecem a opção do descarte consciente, assim os computadores e seus acessórios podem ter como destino a reciclagem. Para isso existem postos de coleta que podem ser localizados acessando aqui e aqui.

O mundo se une no combate ao vírus A(H1N1)

Das remotas tribos na amazônia venezuelana às populações aborígenes na Australia, o mundo todo une esforços no combate a gripe A(H1N1), comumente chamada de gripe suína. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 6200 casos fatais já ocorreram  e as atenções agora estão todas voltadas para a aplicação de uma vacina que venha a reverter a atual situação de pandemia existenete. Nessas interessantes imagens, você poderá acompanhar como as pessoas, ao redor do mundo, estão agindo na prevenção à doença.

Tarsila do Amaral (pintura brasileira I)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...