quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

a foto por si só...


"Desculpe, nós poderíamos ter impedido mudanças climáticas catastróficas… mas não impedimos". Foto: Greenpeace

Vinhos 2009, custo-benefício

2009 Best Buy
View more documents from ruixcp.

Primeiro navio vertical do mundo fará pesquisas oceânicas

Um arquiteto francês apresentou publicamente o protótipo daquele que deverá ser o primeiro navio vertical do mundo, possibilitando ao homem uma nova maneira de explorar o fundo do mar.

Jacques Rougerie, de 64 anos, afirmou que sua invenção, uma estação oceanográfica batizada de SeaOrbiter, será realidade "em um futuro próximo".
Estação oceanográfica móvel

Rougerie afirma já ter metade dos 35 milhões de euros necessários para a construção da estrutura, que, ao contrário das atuais estações submarinas, será móvel e poderá navegar pelos oceanos.

"Atualmente, os oceanógrafos só podem mergulhar por curtos períodos de tempo e depois têm de ser trazidos para a superfície. É como se fossem levados para a Amazônia e depois tirados de lá em um espaço de uma hora", comparou. "O SeaOrbiter vai oferecer uma presença móvel permanente com uma janela para tudo o que está abaixo da superfície do mar."

Navegação e comunicação

Segundo o projeto de Rougerie, a estação terá 51 metros de altura e contará com uma parte submersa e outra para fora da água.

Equipamentos de navegação e comunicação ficarão acima da superfície, juntamente com uma plataforma de observação.

Os cientistas viverão debaixo d'água e haverá uma plataforma pressurizada de onde mergulhadores poderão partir em missão.

O projeto conta ainda com a consultoria de Jean-Loup Chrétien, o primeiro astronauta da França, que está envolvido no design da estação.

Sistema anticolisão

O sistema anticolisão da estrutura é baseado no que é atualmente utilizado na Estação Espacial Internacional.

Rougerie, que dirige um carro-anfíbio, vive e trabalha em um barco e já passou 70 dias em uma expedição submarina, disse que as chances de o SeaOrbiter ser realmente construído "são de 90%".

Um grande estaleiro francês já assinou sua participação no projeto, que também ganhou o apoio do presidente francês, Nicolas Sarkozy. (bbc)

Imagens de tirar o fôlego


Equilibrado em uma posição de tirar o fôlego, como se forças mágicas o tivessem depositado ali, o "Penedo Dourado" se eleva sobre o precipício e parece desafiar as leis da Física. Diz a lenda que um fio de cabelo do Buda o segura no lugar. O cabelo estaria localizado embaixo do santuário, erigido sobre a rocha com a forma de um dedo divino que aponta para o céu. Para os budistas este lugar é sagrado. Mas a extraordinária escultura não se deve a forças sobrenaturais, e sim a um processo geológico chamado "erosão esferoidal". Esta esfoliação pela ação do tempo ocorre ao longo de fissuras e abismos nas rochas, de cima para baixo, até que finalmente surgem blocos arredondados individuais, frequentemente empilhados uns em cima dos outros. O fenômeno é particularmente impressionante no caso deste rochedo de granito. (geo)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...