segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Meoto-Iwa, Japão


Ligados por uma grossa corda trançada, de palha de arroz, os Meoto-Iwa - os Rochedos Casados - despontam do Oceano Pacífico, na costa sudeste do Japão. Qual é a sua história?

Os seguidores do Xintoísmo veneram o casal de pedra, na baía de Ise, como um santuário. Segundo a antiga tradição nipônica, o monumento representa o homem, a mulher e sua ligação divina. Três vezes por ano - em maio, setembro e dezembro -, a chamada corda Shimenawa (que pesa mais de uma tonelada) é substituída em uma cerimônia sagrada. Diz a lenda: o vínculo entre casais que, em uma manhã de verão, virem o Sol nascer duas vezes mais alto entre a mulher de pedra marinha e seu marido, será eterno.

Agora está mais fácil criar uma reserva particular

Está mais fácil criar uma reserva federal. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está utilizando sistema informatizado que permite o interessado em transformar uma propriedade em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) preencher o requerimento inicial on-line. Acesse aqui o sistema, em funcionamento desde novembro.

No Brasil há 532 RPPNs. Pernambuco é um dos Estados com menos reservas particulares do País: 11. Circundada por mangue e restinga, a de Nossa Senhora do Outeiro (foto), em Maracaípe, é uma delas.

Para ser transformada numa RPPN, a área deve ser significativa para a proteção da diversidade biológica, possuir paisagens de grande beleza ou reunir condições que justifiquem ações de recuperação ambiental capazes de promover a conservação de ecossistemas frágeis ou ameaçados. Pessoas físicas, empresas de todos os portes, assim como entidades civis e religiosas podem requerer a criação de uma RPPN.

Entre os benefícios assegurados com a criação da RPPN estão o direito de propriedade preservado, isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) referente à área de RPPN e prioridade na análise dos projetos pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). O município que abriga uma reserva particular, em Pernambuco, também é beneficiado, aumentando sua cota no ICMS Verde. (blog ciência e meio ambiente)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...