quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A primeira circunavegação oceânica solar



Chamando a atenção para a importância das energias renováveis, o futurístico catamarã suiço da PlanetSolar  vai dar a volta ao mundo, numa expedição que começou nesta segunda-feira, 27 de setembro às 14 horas no Porto Hercule de Mônaco. Ao seu bordo,  uma tripulação de seis pessoas navega
em direção ao estreito de Gibraltar.
O projeto, cujo custo total é estimado em 12,5 milhões de euros, é apoiado pelo Ministério suíço das Relações Exteriores e pelos estados de Neuchâtel e Vaud. O PlanetSolar tem 30 metros de comprimento, 15 m de largura com "asas" flutuantes nos dois lados para aumentar a superfície fotovoltáica, e  537 m2 com 825 painéis solares. A energia solar garante uma velocidade de aproximadamente 15 km/h.
O PlanetSolar é o resultado de uma cooperação transnacional. A ideia de construir um barco movido exclusivamente a energia solar foi do aventureiro Raphaël Domjan, de Neuchâtel (oeste da Suíça), fundador da empresa. Uma parte importante da tecnologia é suíça, tendo participado do desenvolvimento, entre outras empresas, a Drivetek AG, de Biel, e a Pasan SA, de Neuchâtel, em cooperação com a Escola Superior de Engenharia e Administração do cantão de Vaud (sudoeste). Domjan disse à agência de notícias SDA que, com o catamarã solar pretende provar que as energias renováveis e suas respectivas tecnologias já hoje são confiáveis e eficientes.
Em sua viagem de cerca de 40 mil quilômetros ao redor da Terra, ele será acompanhado pelo francês Gérard d'Aboville, o primeiro a atravessar o Atlântico e o Pacífico em um barco a remo. Segundo o armador alemão Knierim, que construiu o barco, o PlanetSolar tem espaço para até 50 pessoas, que poderão navegar com os dois aventureiros em determinados trajetos da volta ao mundo. O barco pesa 60 toneladas, mas dará a volta ao mundo em cerca de 140 dias praticamente sem causar poluição ou ruído, informou a PlanetSolar em um comunicado. Veja aqui algumas fotos, assista aqui a um vídeo e acompanhe a navegação do PlanetSolar a cada minuto aqui.
( da correspondente do blog em Montpellier ).

2 comentários:

linkpremiadoblog disse...

Te convido a conhecer a troca de links que proporciona um crescimento mutuo aos membros do sistema, pois seus posts serão publicados em outros 180 blogs, trazendo crescimento no número de visitantes, se tiver interesse em conhecer poderá fazê-lo em http://www.linkpremiado.com.br/link/troca
Outro detalhe seu post, já foi publicado!
Atenciosamente.
Antoani/Equipe Link Premiado
http://www.linkpremiado.com.br

Luis Felipe disse...

Inteligente e promissor!

Existe energia do sol em todo lugar. O legal é que o uso náutico é só um dos vários usos para a energia solar fotovoltaica.

Descobri no Google que já temos bastante gente vendendo sistemas fotovoltaicos - inclusive para o consumidor residencial, o sitiante e pequeno produtor rural.

O site da Minha Casa Solar ( http://www.minhacasasolar.com.br ) é um exemplo. Encontrei lá bastante informação sobre a energia solar fotovoltaica, aplicações mais comuns e produtos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...