sexta-feira, 1 de outubro de 2010

As pontes feitas de raízes no nordeste da Índia


Num dos lugares mais úmidos da terra, no nordeste da Índia, as pontes não são construídas - elas vão crescendo - a partir de raízes de seringueiras e de cipós. O povo de Khasis Cherrapunjee, para criar o "sistema de raízes de orientação", usou troncos de seringueira cortados ao meio e ocos por dentro.  Quando eles atingem a outra margem do rio, estão em condições de criar raízes no solo que produzirá uma ponte viva robusta.

Estas pontes-raízes que podem medir  até 100 metros de comprimento, levam entre 10 e 15 anos para se tornarem inteiramente funcionais. Suportando o peso de até 50 pessoas ao mesmo tempo, as pontes-raízes são extremamente fortes, algumas delas tendo mais de 500 anos! Entre as diversas pontes-raízes da Cherrapunjee, a mais original é conhecida por "Umshiang Double Decker-Root Bridge que é composta por duas pontes sobrepostas. Como as pontes são vivas e continuam crescendo, ao longo dos anos elas vão ganhando força e por isso mesmo ainda hoje são usadas diariamente pelos povos das aldéias vizinhas a Cherrapunjee. Mas não são estas as únicas pontes construídas a partir de plantas em crescimento. O Japão também tem a sua própria forma de ponte-viva a partir de videiras. Assista a um vídeo  e saiba mais aqui ( da correspondente do blog em Montpellier ).

Um comentário:

linkpremiadoblog disse...

Ontem tivemos 34.000 acessos, graças ao empenho e amizade de todos, agradeço de coração meus amigos! Nesta sexta feira, deixo a vocês um cordial abraço e o meu muito OBRIGADO!
Gostaria de te convidar pra conhecer a troca de links que proporciona um crescimento mutuo aos membros do sistema, pois seus posts serão publicados em outros 196 blogs(eram 180 no começo da semana), trazendo crescimento no número de visitantes, se tiver interesse em conhecer poderá fazê-lo em http://www.linkpremiado.com.br/link/troca
Outro detalhe seu post, já foi publicado!
Atenciosamente.
Antoani/Equipe Link Premiado
http://www.linkpremiado.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...