segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O analfabetismo no Brasil

A taxa de analfabetismo da população brasileira tem diminuído gradativamente, mas não o suficiente para elevar o nível educacional no país. É isso o que revela o mais recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O documento intitulado Primeiras Análises: Situação da Educação Brasileira - Avanços e Problemas mostra que, ainda que a média de anos de estudo tenha subido, o país ainda tem 9,7% da população analfabeta, ou seja, cerca de 14 milhões de pessoas. De 1992 a 2009, esse número teve uma queda de 7,5 pontos percentuais, mas isso não se deu de maneira igualitária em todo o país. A diminuição mais acentuada ocorreu no Nordeste, cuja população analfabeta passou de 32,7% em 1992 para 18,7%, em 2009. "Essa região teve um impacto maior causado pelas políticas públicas destinadas à redução do analfabetismo, principalmente nos grupos de idade mais avançada, como programas de alfabetização. Ainda assim, o Nordeste concentra um número de analfabetos maior que a média nacional", explica Jorge Abrahão de Castro, diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do IPEA. No estudo, chama a atenção também a estagnação do indicador nas demais regiões do país (acima).

...e o IDH
Os indicadores educacionais puxaram para baixo a colocação do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O país ficou na 73ª posição entre 169 países avaliados (veja o gráfico acima). Nossa classificação no ranking é pior do que a de outros países sul-americanos, como o Chile e o Peru, devido a fatores como anos de escolaridade. A população brasileira adulta registra 7,2 anos de estudo, enquanto a do Chile tem 9,7, e a do Peru, 9,6. Segundo Flávio Comim, coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro, nações como o Peru podem ser mais pobres, mas vão melhor que o Brasil quando o assunto é o sistema educacional. "Para avançarmos, é necessário diminuir a evasão, o abandono e a repetência."  ( nova escola ).

11 comentários:

Anônimo disse...

sim, a educação do brasil está uma maravilha...
é só abrir o orkut, twiter, yahoo respostas entre outras...
(pff) não confundam neguinho que vai pra escola com neguinho alfabetizado

Anônimo disse...

Nordestino sempre fudendo tudo.

Anônimo disse...

O Brasil tem 191 milhões de pessoas, Chile que nem 20 milhões tem, muito menos Perú, é mais fácil ter IDH e nível educacional elevado. No Brasil se tem zonas bem desenvolvidas (sul, centro-oeste e sudeste) e zonas em ainda em desenvolvimento (nordeste, e norte) mas o país junto com a China é o que mais se desenvolve rapidamente no mundo, e até 2025 vai ter padrão de vida europeu em todos os cantos.

Anônimo disse...

nordestino sempre fudendo tudo. [2]

Anônimo disse...

Tem pessoas que são cegas e ainda vem querer defender o Nordeste... abre os olhos, cacete, lá é o pior lugar do Brasil, lá só fode tudo. O Brasil seria muuuuito melhor sem Nordeste.
Se tivesse só Sul e Sudeste, o Brasil seria bom pra carai, mas sempre tem que ter os fdps pra estragar.

Anônimo disse...

è uma pena que pessoas, mesmo vivendo em regioes mais desenvolvidas do país sejam tão BURRAS a ponto de dizer que oe Nordeste é o pior lugar para se viver. Meus amigos, vcs ja foram pra Fortaleza? Natal? Aqui em Recife vivemos muito bem por sinal, temos transito onde passamos menos de 1h (Maximo), vcs (paulistas) passam quanto mesmo? um turno todo parado feito um corno. so mais morar aqui, do que no CAOS de sao paulo.....vcs que tomem no CU!!!

Anônimo disse...

HA! outra coisa, como que o estado mais desenvolvido do PAÌS, elege um NORDESTINO com o recorde de votos para o cargo??? me expliquem por favor. e nem venha dizer que foram os nordestinos que vivem ai por que isso nao cola meu querido!

Cleiton disse...

Esse povo ai em cima, quer que o Brasil tenha maiores índices de educação, porém, a xenofobia rola solta, e ainda acham que tem o direito de dizer que são melhores que os outros.
Eu sou do Sul do país, digo que o Nordeste é um ótimo lugar.
Para que o Brasil cresça precisa-se de pessoas que tenham espírito forte como o nordestino, o país deve ter um melhor planejamento, único e uniforme. Que faça com que as diferenças existentes no país sejam somente as de cultura,raça, ritos, amores, crenças. E não de educação. Porque o Brasil é o que é, pelo povo maravilhoso que tem, seremos ainda o país desejados por muitos, conquistados por muitos e aclamados por todos.

Abraço

Anônimo disse...

nordestino sempre fudendo tudo. [3]

Anônimo disse...

nordestino sempre fudendo tudo. [4]

Anônimo disse...

Não é o ''Nordestino'' que fode tudo e sim esse governo incapacitado , voces acham que eles gostam de sofrer ?Como dizia cazuza ''é só o governo querer que o sertão vira mar .''

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...