sexta-feira, 2 de abril de 2010

Acima de qualquer religião

Feliz Páscoa!

Fotos da Semana - Time Magazine

CONFIRA AQUI, as fotos da semana da Time Magazine

Moscow - Vladivostok, uma viagem virtual por 2 continentes

O Google e a Russian Railways colocaram no ar uma viagem virtual pela ferrovia transiberiana. A viagem virtual normalmente dura 150 horas e vai de Moscou a Vladivostok, passando por outras 87 cidades da Rússia. O usuário pode escolher o trecho da viagem e acompanhar o trajeto pelo mapa. O Google também colocou à disposição dos turistas virtuais, versões eletrônicas de clássicos de Leon Tolstói e Nokolai Gogol.

Museus brasileiros na era virtual

Já imaginou consagrar exposições de um museu sem sair de casa? Com este propósito, o projeto Era virtual - museus será lançado na rede neste sábado. A iniciativa reúne 12 museus brasileiros para uma mostra online de suas exposições de forma gratuita e em condições de alta performance tecnológica. Em primeira mão, todas as obras do acervo poderão ser ampliadas com apenas um clique, além de contar com textos explicativos sobre cada obra e setor. O pernambucano Museu do Homem do Nordeste é um dos que deverão integrar a lista do endereço. "Ainda estamos em negociação, porém o projeto dispõe de novas formas de viabilização e um meio para que as pessoas se interessem em conhecer o nosso museu", ressalta a diretora, Vânia Brayner. Se esse projeto for concluído, será possível, por exemplo, adentrar aos detalhes da exposição permanente - Nordeste: territórios plurais, culturais e direitos coletivos.

Os idealizadores do projeto, Carla Sandim e Rodrigo Coelho, inspiraram-se fazendo alusão ao quadro de Monalisa, que está no acervo do Museu do Louvre, em Paris. "A tecnologia possibilita que o internauta interaja de forma significativa com a visita", afirma Sandim.

O objetivo do Era virtual é ampliar o alcance sociocultural dos museus que fazem parte do projeto. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 92% da população brasileira nunca visitou galerias de arte ou museus.

Ao acessar o site o internauta terá a sensação de estar dentro do próprio museu, com uma visão ampla para qualquer ponto e ainda pode ser acompanhado por um guia virtual."Em relação às exposições programadas para durar um certo tempo específico, ainda poderão ser vistas posteriormente, mesmo depois de desmontadas", informa o coordenador, Rodrigo Coelho. Basicamente, a visita tem início no lado externo e, no canto superior da tela, um mapa estará disponível para que o usuário possa localizar o ponto que deseja navegar.

Apesar de ser uma novidade para nósbrasileiros, esse novo tipo de plataforma é comum nos principais museus do mundo, como a Galeria Nacional de Arte, em Washington, e o Museu Egípcio, no Cairo. Intuitivo e de fácil utilização, o site ainda será veiculado em três idiomas: inglês, espanhol e francês  ( do dpnet.com ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...