terça-feira, 6 de julho de 2010

As crateras da África do Sul

A Copa 2010 colocou a África do Sul no centro das atenções do mundo e transformou o país em um destino turístico ainda mais procurado. Além dos jogos da competição mundial e dos grandes estádios, o país tem curiosidades pouco conhecidas, que fazem da terra da Copa um lugar ainda mais interessante para os turistas. Duas curiosidades que pouca gente sabe é que a África do Sul abriga a maior cratera natural já descoberta e a maior fenda feita a mão do mundo.

Vredefort, a maior cratera natural

Um asteróide com diâmetro entre 6 e 10 km a uma velocidade de 20 km por segundo caiu na Terra e abriu uma cratera de 17 km de profundidade, há 2,1 bilhões de anos. O impacto foi equivalente à explosão de várias bombas nucleares. Hoje, a cratera é considerada patrimônio da humanidade: o Vredefort.

Ela tem 190 km de diâmetro, mas estima-se que o impacto do asteróide tenha causado uma abertura de 300 km de diâmetro. A Vredefort fica na província do Estado Livre da África do Sul, a 120 km a sudoeste de Joanesburgo. Este patrimônio da humanidade é considerado a maior e a mais antiga cratera por impacto já descoberta no mundo. A Vredefort é usada por cientistas para estudar a história geológica e evolução do planeta. A cratera é rodeada por pequenas colinas em forma de cúpula com vales entre elas.

Big Hole

O Big Hole é considerado a maior cratera feita a mão do mundo e é resultado da mineração de diamantes na cidade de Kimberley, na África do Sul. A fenda tem 1,6 km de perímetro.

Entre 1866 e 1914, cerca de 50 mil mineiros escavaram o local com pás e picaretas, removendo 25 milhões de metros cúbicos de terra. Foram retirados 2720 kg de diamantes com as escavações, que renderam cerca 50 milhões de libras esterlinas. O trabalho criou uma cratera de 463 metros de largura, com profundidade de 240 metros, que ocupa aproximadamente 17 hectares. O Big Hole foi aterrado até 215 metros e acumulou água até 40 metros abaixo da superfície. (opinião e notícia ).

A produção e o consumo da heroína no mundo

Clique na imagem para ampliar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...