quarta-feira, 14 de julho de 2010

100 Best Places to Live in America, 2010 edition

Conheça aqui, uma seleção da CNNMoney com os 100 melhores lugares para se viver na América

Primeira rodovia elétrica dos USA

A rodovia americana Interstate 5 vai de Oregon até o Canadá, e no fim do ano devem começar os trabalhos para torná-la a primeira auto-estrada elétrica dos EUA. Quem comprar o Chevy Volt ou o Nissan Leaf, carros elétricos a serem lançados no final do ano, vai ganhar com isto.

Quem ficou sonhando com uma estrada de seis pistas cheia de relâmpagos, a realidade é diferente: o objetivo é instalar 10 estações de carregamento nível 3 ao longo da via. Cada estação pode carregar a 400 volts e 30 ampères, o suficiente para carregar um veículo elétrico a 80% em meia hora.

O carregamento é bastante simples: a estação de recarga é um pequeno poste com um cabo, semelhantes à da foto acima. Basta retirar o cabo e conectá-lo no carro, geralmente na abertura onde ficaria o tanque de gasolina. A estação de recarga é útil pra quem não tem como encher a bateria em casa, por exemplo.

Nós já vimos muitos modelos de carros elétricos, mas os modelos mais aguardados são o Chevrolet Volt e o Nissan Leaf. O Volt chega a 64km de distância apenas com o motor elétrico, mas é um híbrido com motor a gasolina; enquanto isso, o Leaf é completamente elétrico e anda até 160km em uma só carga. Os dois carros são decididamente futuristas: enquanto o Leaf terá sons do filme Blade Runner, o Volt poderá ser controlado via smartphones com Android. Ambos devem ser lançados nos EUA no fim do ano, e o preço deve ficar na faixa dos US$30.000.

As estações de recarga na I-5, financiadas por um empréstimo federal de US$1,32 milhão, ficarão situadas a cada 130km, perto o bastante para garantir que os futuros donos de carros elétricos não fiquem sem energia. Afinal, é bem mais fácil trazer gasolina de um posto do que eletricidade. (do eco4planet ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...