segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Um buscador brasileiro diferenciado

É o caso do brasileiro Busk, um site que mescla funções de buscador de notícias, leitor de RSS e um pouquinho de rede social.

O diferencial do serviço é oferecer a indexação, mapeamento e a organização das notícias em um formato onde o usuário pode conferir os assuntos que mais buscou anteriormente, os textos já lidos, colecionar as matérias que achou mais interessantes, catalogar por tags e compartilhar tudo isso com outros amigos através de um sistema de seguidores e seguidos.  O site também oferece opções avançadas de pesquisa e filtros que incluem a procura pela fonte (site) e autor.

Estes diferenciais afastam o Busk de um Google, mas o incluem numa categoria diferente de serviço. “O primeiro grande diferencial é que o Busk não é um buscador de páginas e, sim, de artigos. Estamos muito mais na linha de um Google News com Google Reader, delicious (serviço de compartilhamento de páginas favoritas) e outras funções acopladas a uma rede social. A interface mais simples é a de buscador, mas existem muitos outros recursos dentro do Busk”, explica Helder Araújo, um dos fundadores do site.

O jeitão de buscador só está na página inicial e para os usuários que usam o serviço deslogados. Uma vez cadastrados no Busk e logados, as outras opções passam a valer. O login de usuário é o que permite a faceta rede social, com pessoas seguindo as recomendações de artigos das outras e vice-versa.

O mapeamento dos artigos e assuntos pesquisados gera relatórios que indicam que tipo de conteúdo o usuário tem mais interesse. Isso faz com que o Busk retorne resultados de pesquisa mais específicos e direcionados, além de criar um sistema de recomendações. “É uma busca inteligente, um conceito contemporâneo. Tentamos entender o tipo de conteúdo que o usuário está mais interessado e oferecer os melhores resultados possíveis”, afirma Helder. (do folha informática ).

New Orleans do Katrina e do derramamento de óleo



Em 5 anos a charmosa New Orleans sofreu dois duros golpes. O primeiro, foi o devastador furacão Katrina que destruiu boa parte da cidade causando quase 2 mil mortes. Quando a cidade tenta se recuperar da tragédia, eis que surge o derramamento de óleo no golfo do México e a mancha de petróleo bate a sua porta. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...