quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A primeira circunavegação oceânica solar



Chamando a atenção para a importância das energias renováveis, o futurístico catamarã suiço da PlanetSolar  vai dar a volta ao mundo, numa expedição que começou nesta segunda-feira, 27 de setembro às 14 horas no Porto Hercule de Mônaco. Ao seu bordo,  uma tripulação de seis pessoas navega
em direção ao estreito de Gibraltar.
O projeto, cujo custo total é estimado em 12,5 milhões de euros, é apoiado pelo Ministério suíço das Relações Exteriores e pelos estados de Neuchâtel e Vaud. O PlanetSolar tem 30 metros de comprimento, 15 m de largura com "asas" flutuantes nos dois lados para aumentar a superfície fotovoltáica, e  537 m2 com 825 painéis solares. A energia solar garante uma velocidade de aproximadamente 15 km/h.
O PlanetSolar é o resultado de uma cooperação transnacional. A ideia de construir um barco movido exclusivamente a energia solar foi do aventureiro Raphaël Domjan, de Neuchâtel (oeste da Suíça), fundador da empresa. Uma parte importante da tecnologia é suíça, tendo participado do desenvolvimento, entre outras empresas, a Drivetek AG, de Biel, e a Pasan SA, de Neuchâtel, em cooperação com a Escola Superior de Engenharia e Administração do cantão de Vaud (sudoeste). Domjan disse à agência de notícias SDA que, com o catamarã solar pretende provar que as energias renováveis e suas respectivas tecnologias já hoje são confiáveis e eficientes.
Em sua viagem de cerca de 40 mil quilômetros ao redor da Terra, ele será acompanhado pelo francês Gérard d'Aboville, o primeiro a atravessar o Atlântico e o Pacífico em um barco a remo. Segundo o armador alemão Knierim, que construiu o barco, o PlanetSolar tem espaço para até 50 pessoas, que poderão navegar com os dois aventureiros em determinados trajetos da volta ao mundo. O barco pesa 60 toneladas, mas dará a volta ao mundo em cerca de 140 dias praticamente sem causar poluição ou ruído, informou a PlanetSolar em um comunicado. Veja aqui algumas fotos, assista aqui a um vídeo e acompanhe a navegação do PlanetSolar a cada minuto aqui.
( da correspondente do blog em Montpellier ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...