quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Um avião que voa batendo asas



Um grupo de estudantes da Universidade de Toronto, no Canadá, conseguiu fazer o primeiro voo sustentado em uma aeronave acionada apenas pela força humana e que voa batendo as asas.
O primeiro ornitóptero - uma máquina voadora inspirada no bater das asas dos pássaros - foi idealizado por Leonardo da Vinci, em 1485.
Desde então, centenas de inventores esborracharam-se com suas máquinas esquisitas sem conseguir manter-se no ar para justificar o nome de "máquina voadora". Mas vários também tiveram sucessos relativos.

Avião que bate asas
Pilotado por Todd Reichert, o avião batedor de asas, batizado de SnowBird (pássaro da neve), manteve-se no ar por 19,3 segundos, cobrindo uma distância de 145 metros a uma velocidade média de 25,6 km por hora.
Em vez de articulações fixas, as asas inteiras do SnowBird são flexíveis, movimentando sobretudo as extremidades, o que dá ao avião um movimento suave e elegante.
O feito foi acompanhado pela Federação Internacional de Aeronáutica, que deverá oficializar o recorde mundial em sua reunião neste mês de Outubro.
Apesar de sua envergadura ser comparável à de um Boeing 737 - 32 metros - o Snowbird pesa menos do que os travesseiros a bordo do avião comercial - meros 42 quilogramas.
Para conseguir o feito, Reichert perdeu 18 quilos de peso corporal durante o último verão passado para facilitar o voo da aeronave.

Último feito da aviação
"Apesar desta aeronave não ser um método prático de transporte, ela também visa servir de inspiração para outros usarem a força dos seus corpos e a criatividade das suas mentes para seguir seus sonhos," diz Reichert.
"O Snowbird representa a concretização de um antigo sonho aeronáutico," afirmou ele. "Ao longo da história, incontáveis homens e mulheres sonharam em voar como um pássaro com base em suas próprias forças, e centenas, senão milhares de pessoas tentaram alcançar esse sonho. Este representa um dos últimos feitos da aviação que ainda não haviam sido conquistados." ( do inovação tecnológica ).

Modelos inovadores de bicicleta

Guarda sol, esteira e outros apetrechos são indispensáveis para quem quer ir à praia. Pensando nisso, o designer norte americano criou a "Sunn Beam bicycle". A ideia? Um feixe oco no quadro da magrela guarda tudo o que você precisa levar antes de tomar um banho de mar. 
A bicicleta é mesmo o veículo do futuro. Além da colaboração com o meio ambiente e economia proporcionada pelas magrelas, elas podem ser usadas por pessoas de todas as idades e perfis. Pensando nisso, um concurso organizado pela revista Designboom em parceria com a Fundação de Design de Seul reuniu mais de 3.000 designers de 88 países para bolar modelos de bikes inovadores e funcionais. Algumas ideias são apenas conceitos, outras já são realidade. 
Na esperança de convencer os executivos a abandonar seus carros, o designer argentino Marcos Madia desenvolveu a "Bikoff", espécie de bike-maleta com uma pasta acoplada ao quadro para armazenar documentos de trabalho. E se o veículo estiver ocupando muito espaço, você pode dobrá-lo e guardá-lo em algum canto do escritório. A bicicleta é feita com fibra de carbono, o que reduz o peso e maximiza a resistência mecânica.
Parece até um iPod nano ambulante, mas ao invés de tocar músicas, a caixinha da bicicleta serve para abastecer o veículo elétrico com energia solar e indicar o caminho, já que o quadro também vem com um GPS. 
Deixar a bike em qualquer lugar pode ser arriscado com a insegurança das grandes cidades, por isso o designer coreano Junkyo Lee criou um modelo que, por meio de um sistema de segurança, faz com que a roda da frente da bike recue para dentro do quadro sempre que a função for ativada. ( do olhardigital ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...