terça-feira, 14 de junho de 2011

A geografia do crime no Brasil

Mesmo para os padrões do Nordeste brasileiro, o estado de Alagoas é marcado pela pobreza e extrema desigualdade. Com 107 assassinatos para cada 100 mil habitantes, Maceió é a capital mais violenta do Brasil, assim como Alagoas, com 60 homicídios para cada 100 mil habitantes, é o estado mais violento do país.


Trata-se de um lugar onde se cultiva açúcar e se cria gado, onde os cortadores de cana acertam suas contas com os próprios punhos e facas e os bem-relacionados escapam de punições utilizando assassinos contratados, diz a revista Economist.

Turismo x violência

O turismo oferece as melhores chances de desenvolvimento de Alagoas, mas seu status como a capital do crime do Brasil põe isso em risco. Autoridades, no entanto, tentam salientar que os alagoanos matam uns aos outros, e não quem vem de fora, e que os crimes acontecem nas favelas, e não nos lugares bonitos.
A taxa de assassinatos no Brasil praticamente não se moveu durante a última década, ficando em torno de 26 para cada 100 mil habitantes. Mas, de acordo com o think-tank Instituto Sangari, de São Paulo, a geografia do crime mudou. Em 1998 São Paulo e Rio de Janeiro eram mais violentos do que a média; Alagoas, não.
O estado, com suas dívidas e força policial fraca, corrupta e frequentemente em greve, às vezes esteve perto de virar uma terra sem lei.

Erradicação da pobreza extrema

Mas as coisas estão começando a melhorar em Alagoas. O Banco Mundial, que em 2009 emprestou US$ 195 milhões para estabilizar as finanças e melhorar a gestão do estado, disse que as metas do empréstimo vêm sendo cumpridas. Agora, ambos estão trabalhando em um projeto para erradicar a pobreza extrema.
Economist ressalta ainda que o mapa da violência no Brasil pode mudar mais uma vez caso o Pará seja mesmo dividido em três. Com isso, Marabá, que se tornaria a capital do novo estado de Carajás, herdaria o título de capital mais violenta do país, no lugar de Maceió ( do opinião e notícia e economist ).

5 comentários:

Anônimo disse...

muito legal isso seu blog e muito bom visite meu de park aquatico que esta em fase de construção http://www.jhonnysparks.tk

Carlos: disse...

Normalmente quando se assiste Tv a gente escuta mais problemas do RJ e SP, mas não fazia ideia da situação crítica de Alagoas.

Anônimo disse...

Isso que Alagoas possui o menor número de armas de fogo registradas no Brasil..... Depois tentam nos enganar dizendo que as armas de fogo são culpadas pela violência..... mesma coisa dize que os carros são os culpados pelos acidentes de trânsito...

Anônimo disse...

Eu sou de Alagoas, e todas a pessoas de bem vivem com extremo medo, o medo é tão grande que as pessoas não se falam porque pode ate o outro não gostar e começar a se matar. A droga tomou conta de tudo, outro dia eu vi moradores de rua brigando por acabou a pedra de noia. Nos ônibus já é normal gente subir e pedir "esmola" ameaçando com faca para pegar uns trocados. pessoas de trabalhadoras viram refém de todo esse descaso. Ainda bem que as pessoas estão tento consciência do que está acontecendo aqui e ainda tenho esperança que isso tudo mude não pela mãos de nossos governantes, mas, sim pela mão do povo esclarecido.

NILZELI disse...

MUITO LEGAL ADOREI PARABENS BJ

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...