sábado, 1 de janeiro de 2011

Os melhores posts de Dezembro


As melhores fotos da década - 21425 visualizações de páginas

De que é feita a Tequila - 6931 visualizações de páginas

Um whisky com mais de 100 anos - 6012 visualizações de páginas

As estradas mais incríveis do mundo - 5906 visualizações de páginas

A melhor foto de astronomia de 2010 - 3930 visualizações de páginas

Mono Lake, onde a Nasa encontrou uma nova forma de vida - 3652 visualizações de páginas

O analfabetismo no Brasil - 2101 visualizações de páginas

Os números da AIDS no mundo - 1975 visualizações de páginas

As melhores imagens de 2010 do TotallyCoolPix - 1541 visualizações de páginas

Mais um grande projeto para a copa de 2022 no Qatar - 1463 visualizações de páginas

Internet sem fio transmitida pela iluminação


Uma empresa do interior de Minnesota, nos Estados Unidos, criou uma tecnologia que utiliza sistemas de iluminação para ligar computadores à internet. As informações são transmitidas por meio de pulsações luminosas imperceptíveis a olho nu, e captadas por um sensor ligado ao computador.
Seis escritórios da prefeitura de St. Cloud, onde fica a sede da empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, vão receber o sistema nos próximos dias. De acordo com seu inventor, John Pederson, a primeira geração do produto é capaz de atingir velocidades de até 3 megabits por segundo.
Batizado de LVX, em homenagem a "lux", termo em latim para luz, o sistema de Pederson será vendido como uma opção às redes wi-fi, que utilizam ondas de rádio para transmitir dados. De acordo com o inventor, a internet por luz é ideal para distâncias menores, e ajuda a desobstruir as frequências de rádio, atualmente utilizadas por telefonia celular, wi-fi, televisão, telefones sem fio, entre outros aparelhos.
Para transmitir dados por luz, o equipamento recebe a informação da internet, em formato binário - ou seja, em zeros e uns. Instalado, por exemplo, no teto, um conjunto de LEDs (pequenos pontos emissores de luz), pisca no mesmo ritmo destes dados, acendendo para cada 1 e apagando quando o valor a ser transmitido é 0.
A luz chega, então, a um sensor ligado ao computador, que interpreta os valores e, enfim, exibe o conteúdo da internet solicitado pelo usuário. O caminho contrário também é possível: luzes ligadas ao computador transmitem, por exemplo, um e-mail do computador do usuário para o equipamento instalado no teto.
Em 2011, segundo Pederson, a tecnologia será refinada para atingir velocidades maiores. A ideia do inventor é fechar parcerias com companhias de energia para vender o sistema para assinantes de serviços de banda larga por rede elétrica ( G1 ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...