domingo, 20 de março de 2011

Um edifício de 8 andares todo em madeira

O escritório dinamarquês BIG, do arquiteto Bjarke Ingels, venceu o concurso internacional E2, que tinha como objetivo o desenvolvimento de um protótipo construído em madeira para um projeto piloto na cidade de Kouvola, na Finlândia. O projeto de Ingels, chamado de PUU-BO, foi produzido em parceria com o escritório chileno Pirmin e com os finlandeses da AOA Anttinen Oiva Architects, da Vahanen Engineers e da Stora Enso.
O prêmio, realizado pela prefeitura de Kouvola, buscou um projeto que juntasse ecologia e economia (E2) e que funcionasse como exemplo para as construções de madeira em todo o mundo. Segundo o júri, "PUU-BO foi a única proposta que realmente cumpriu o objetivo do E2: olhar para os edifícios do entorno e os espaços entre eles como oportunidades potenciais de desenvolvimento verde".
O edifício de até oito pavimentos e 15 mil m² seria todo feito em madeira pré-fabricada. Segundo o BIG, a construção em madeira traz duas principais vantagens: baixa emissão de carbono em sua produção e fabricação e eficiência energética para o edifício. De acordo com o escritório, o país, que conta somente com um edifício de maderia de vários pavimentos, precisa apostar mais nesse tipo de construção.
A proposta do escritório combina uma variedade de tipologias de habitação - de casas térreas até prédios de oito pavimentos. Ao longo de toda a construção, há um caminho para pedestres que liga os jardins privados com o estacionamento e um parque. O caminho se mistura com a infraestrutura da cidade, conectando-s com o parque, o rio e a cidade em si. Playgrounds, quadras esportivas e uma sauna comunitária ao lado do rio estão estrategicamente colocados em ordem para tornar o local um espaço de interação. As instalações estão disponíveis tanto para os habitantes do PUU-BO, quanto para os cidadãos de Kouvola.
Segundo o escritório, o projeto deve ser visto como uma concepção de sistema, e não somente como um edifício. O sistema de madeira pré-fabricada utilizado tem fácil adaptação a uma grande variedade de tipos de edifícios. "O partido utilizado pelo escritório foi projetar um sistema inovador para ser utilizado em qualquer ambiente. Em vez de desenvolver um sistema baseado em exigências do mercado atual, nós queríamos fazer um sistema tão flexível que pudesse abraçar várias tipologias construtivas e tivesse muitas funcionalidades", disse Thomas Christoffersen, sócio do escritório. Saiba mais AQUI e AQUI

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...