terça-feira, 14 de junho de 2011

A geografia do crime no Brasil

Mesmo para os padrões do Nordeste brasileiro, o estado de Alagoas é marcado pela pobreza e extrema desigualdade. Com 107 assassinatos para cada 100 mil habitantes, Maceió é a capital mais violenta do Brasil, assim como Alagoas, com 60 homicídios para cada 100 mil habitantes, é o estado mais violento do país.


Trata-se de um lugar onde se cultiva açúcar e se cria gado, onde os cortadores de cana acertam suas contas com os próprios punhos e facas e os bem-relacionados escapam de punições utilizando assassinos contratados, diz a revista Economist.

Turismo x violência

O turismo oferece as melhores chances de desenvolvimento de Alagoas, mas seu status como a capital do crime do Brasil põe isso em risco. Autoridades, no entanto, tentam salientar que os alagoanos matam uns aos outros, e não quem vem de fora, e que os crimes acontecem nas favelas, e não nos lugares bonitos.
A taxa de assassinatos no Brasil praticamente não se moveu durante a última década, ficando em torno de 26 para cada 100 mil habitantes. Mas, de acordo com o think-tank Instituto Sangari, de São Paulo, a geografia do crime mudou. Em 1998 São Paulo e Rio de Janeiro eram mais violentos do que a média; Alagoas, não.
O estado, com suas dívidas e força policial fraca, corrupta e frequentemente em greve, às vezes esteve perto de virar uma terra sem lei.

Erradicação da pobreza extrema

Mas as coisas estão começando a melhorar em Alagoas. O Banco Mundial, que em 2009 emprestou US$ 195 milhões para estabilizar as finanças e melhorar a gestão do estado, disse que as metas do empréstimo vêm sendo cumpridas. Agora, ambos estão trabalhando em um projeto para erradicar a pobreza extrema.
Economist ressalta ainda que o mapa da violência no Brasil pode mudar mais uma vez caso o Pará seja mesmo dividido em três. Com isso, Marabá, que se tornaria a capital do novo estado de Carajás, herdaria o título de capital mais violenta do país, no lugar de Maceió ( do opinião e notícia e economist ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...