terça-feira, 9 de agosto de 2011

O centro aquático das olimpíadas 2012

Estruturas temporárias contrastam com a forma da estrutura principal
Três pilares de concreto suportam 2,8 mil t de treliças metálicas, que por sua vez sustentam uma cobertura metálica de 160 m de extensão com vão-livre, revestida por 11 mil m² de painéis de alumínio. Esse é o grande destaque do Centro Aquático de Londres, criação de Zaha Hadid para a Olimpíada de 2012 que acaba de ficar pronta.

A cobertura em forma de onda tem vão-livre que acompanha toda a sua extensão, segundo a arquiteta anglo-iraquiana, para "garantir fluidez ao projeto e se enquadrar ao entorno".

 O primeiro passo da obra foi a colocação de aproximadamente 2,4 mil estacas de concreto para a fundação do centro. Depois, foi iniciada a construção dos três pilares que sustentam a estrutura da cobertura.  A estrutura metálica do telhado foi montada no chão, antes de sua instalação sobre os pilares. Uma das principais discussões sobre o projeto esteve relacionada ao uso de 2,8 mil t de aço na estrutura, quase dez vezes mais do que o material usado no Velódromo de Londres, que também tem cobertura curva.

Jim Heverin, diretor do projeto no escritório de Zaha, afirmou que a quantidade de aço utilizada na estrutura foi necessária para assegurar a estabilidade do edifício, e que esse número não poderia ser reduzido. As três piscinas do edifício, duas de 50 m, sendo uma principal, e outra de 25 m, são construídas no eixo longitudinal da estrutura, seguindo a direção da cobertura. Juntas, acumulam aproximadamente 10 milhões de litros d'água. O equipamento também abriga uma área para aquecimento dos atletas. Para os jogos, o centro contará com duas instalações temporárias de arquibancadas montadas nas laterais da estrutura.

Construídas em aço, as instalações retas e simples, cobertas por uma membrana de PVC, contrastam com o  formato do edifício principal. Somadas, terão capacidade para acomodar 17,5 mil pessoas. Depois dos jogos, o equipamento central abrigará três mil assentos, e o espaço aberto nas laterais, que atualmente conecta as duas instalações de arquibancadas,  será fechado com vidro para garantir a iluminação natural. A construção durou aproximadamente três anos, sob custo de US$ 438 milhões. Para a obra, foi necessária a demolição das estruturas existentes no canteiro e a remediação do solo, que estava contaminado por uso industrial.
Três piscinas acumulam aproximadamente 10 milhões de litros d'água
Forma do telhado permite espaço interno sem colunas
Área ocupada por instalações temporárias será fechada com vidro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...