sexta-feira, 2 de março de 2012

Programa encontra melhor música de fundo para fotografias


A imagem ou fotografia é comparada com uma gigantesca base de dados de cenas de filmes e suas trilhas sonoras. [Imagem: Saarlandes Universitat/bellhäuser]

Cientistas alemães desenvolveram um programa capaz de selecionar uma trilha sonora para uma fotografia ou imagem.
O programa sistematiza a técnica usada por produtores de filmes para atribuir uma música de fundo adequada para cada cena - com muito menos trabalho, é claro.
Três níveis
O processo é realizado por um algoritmo que opera em três níveis.
Para começar, a imagem ou fotografia é comparada com uma gigantesca base de dados de cenas de filmes - os quadros do filme entendidos como imagens individuais - e das trilhas sonoras que os diretores escolheram para elas.
É essa base de dados, que cresce continuamente, que permite que o programa parta de um expertisehumano, e não de uma mera escolha aleatória.
No segundo nível, o programa cria uma lista das trilhas sonoras atribuídas às imagens que mais se parecem com a imagem escolhida pelo usuário.
Finalmente, no terceiro nível, o programa usa um cálculo matemático para eliminar redundâncias, e mostra ao usuário apenas as opções mais fidedignas.
Associações subjetivas
Segundo Aleksander Stupar e Sebastian Michel, criadores do programa, batizado de Picasso, apresentar uma lista de possíveis trilhas sonoras ao usuário faz mais sentido do que o programa fazer a escolha final porque cada imagem em particular traz diferentes associações para diferentes usuários.
Os interessados podem fazer sua própria avaliação do Picasso no site de demonstração do projeto, mantido pela Universidade de Saarland.
O endereço é http://picasso.mmci.uni-saarland.de/demo/. ( do inovação tecnológica ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...