sábado, 5 de maio de 2012

A terrível beleza das tempestades de areia

Ventos vindos do oeste do deserto do Saara jogam areia e terra sobre as Ilhas Canárias.
Uma tempestade de areia na Líbia sopra sobre o Golfo de Sirte, poupando a cidade costeira de Bengasi por apenas alguns quilômetros. Tempestades de areia são comuns na Líbia, onde apenas 1% da superfície é arável.
Uma tempestade de areia formada no interior da Mongólia forma uma núvem de poeira que se extende por centenas de quilômetros sobre o Mar do Japão.
Vistas do espaço, as tempestades de areia são fenômenos de grande beleza, mas ser atingido por uma é algo bastante assustador, como pode afirmar o cinegrafista na National Geographic Bob Poole. Durante as filmagens de um documentário sobre a migração de elefantes no Mali, na África, Poole viu uma imensa parede de vento e poeira vindo em sua direção. Por quatro horas a areia bloqueou o sol e fez a paisagem africana se parecer com a superfície de Marte.

Uma tempestades de areia ocorre quando a umidade relativa do ar é mais baixa que 80%, permitindo a suspensão de partículas em sua maioria sólidas mas não aquosas pelo ar. São mais freqüentes em regiões com grande quantidade de areia e baixa umidade, como desertos. Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos apreciar em segurança esses incríveis fenômenos em diversas partes do planeta...SAIBA MAIS AQUI

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...