quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os 50 melhores sites de 2010 - Ranking da Time Magazine

O poder despoluente das plantas nos interiores


Fala-se muito de poluição exterior, isto é,  poluição atmosférica, poluição dos rios, dos oceanos…, no entanto, a poluição do ar interior das residências e  escritórios, lugares onde passamos a maior parte da nossa vida, é mais importante do que se imagina e é causada por poluentes presentes em tintas, solventes, borrachas, plásticos, móveis, produtos de limpeza, carpetes, gases de sistemas de aquecimento e refrigeração, ou ainda pelas ondas eletromagnéticas emitidas pela tv, microondas, som.

A alta concentração desses poluentes em ambientes fechados causa um problema conhecido como Síndrome do Prédio Doente. Estudos realizados pela Agência Americana de Proteção ao Meio Ambiente nos últimos 25 anos, mostram a presença de mais de 107 agentes cancerígenos em residências e escritórios. Para ajudar a despoluir o ambiente interior, uma solução simples e ao alcance de todos é  a utilização de plantas despoluentes. Agindo como verdadeiro filtro natural do ar, as plantas despoluentes são capazes de filtrar as impurezas existentes em ambientes internos e retirar toda a poluição do ambiente oxigenando o espaço. E, contrariamente ao que se diz comumente, todos os cômodos da residência, até mesmo os quartos, poderão ter plantas, pois o dióxido de carbono rejeitado à noite pelas plantas de interior é mínimo comparado com a quantidade de oxigênio que elas liberam durante o dia. Para um bom resultado, recomenda-se aproximadamente, uma planta para cada 10 m2.

Como funciona ? O princípio da despoluição está na troca de gases. Os poluentes do ar são absorvidos pelas folhas. Os micro-organismos que vivem nas raízes vão converter os poluentes em produtos orgânicos que servem então para nutrir as plantas. A planta emite então um vapor d’água através da transpiração melhorando assim a taxa de umidade do ambiente e o nivel de oxigênio.

Quais são essas plantas que despoluem o ambiente ? Um estudo de mais de 15 anos da Nasa, em parceria com a Associated Landscape Contractors of America (Alca), concluiu que a colocação de certas espécies vegetais em ambientes fechados é a melhor forma de remover gases tóxicos como triclorietileno, berizerio, formaldeído e monóxido de carbono. 

Além das espécies estudadas, muitas outras podem ser incorporadas para reduzir a presença dos compostos no ar. As plantas sugeridas pelo estudo são as mais eficazes, mas podemos usar outras espécies  de filodendros, lírios-da-paz,  dracenas e da família das aráceas que produzem resultados muito bons. Além dessas plantas, convém salientar, o cactus colonnaire que  é ideal para  absorver as ondas eletromagnéticas.  

Descubra aqui as espécies de plantas despoluentes ! 

As espécies pesquisadas e recomendadas para melhorar a qualidade de ambientes internos

Nome popular          e           Nome científico

Aglaonema, café de salão (
Aglaonema modestum)
Palmerinha-bambú (
Chamaedorea seifrizii)
Crisântemo (
Chrysantemum morifolium)
Clorofito, Paulistinha (
Chlorophytum comosum)
Dracena-de-madagascar (
Dracaena marginata)
Paud'água (
Dracaena massangeana 'Fragrans')
Dracena (
Dracaena deremensis ' Janet Craig ')
Dracena (
Dracaena deremensis ' Warneckei ')
Fícus (
Ficus benjamin)
Gérbera (
Gerbera jamesonii)
Hera-inglesa (
Hedera helix)
Guaimbê (
Philodendron selloum)
Jibóia (
Scindapsus aureus)
Espada-de-são-jorge (
Sanseveria trifasciata ' Laruentii ')
Lírio-da-paz (
Spathiphyllum ' Mauna Loa' )

Fonte de pesquisa: Revista Paisagismo e Jardinagem

Coloque algumas dessas plantas no seu ambiente,  respire profundamente e desfrute seu pequeno oásis de paz. Elas irão absorver o monóxido de carbono, tirar o cheiro,  desinfetar, enfim deixar o ar mais puro ! 
( da correspondente do blog em Montpellier ).

Imagens da Namíbia



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...