quarta-feira, 17 de março de 2010

Jogos Paraolímpicos de inverno de Vancouver

Veja aqui, mais imagens dos jogos paraolimpicos de inverno de Vancouver

Um camarão no gelo adormecido da Antártida

Uma extraordinária descoberta dos cientistas da NASA: 200 metros abaixo da camada de solo perfurada do continenete antártico, um camarão medindo 7,5 cm vivo! tudo isso devidamente registrado pelas imagens capturadas. Para quem pensava que só iria encontrar pequenos micróbios, foi uma descoberta e tanta. LEIA AQUI, a matéria na íntegra.

Deserto do Saara fornece "adubo" para Floresta Amazônica

Analisando dados do satélite MODIS, da NASA, os cientistas descobriram que o deserto do Saara é a maior fonte de uma espécie de "adubo" que mantém a Amazônia viva. Os minerais e nutrientes são trazidos pelo vento, na forma de poeira. [Imagem: Koren et al./Environmental Research Letters]

O que têm em comum a Floresta Amazônica, com toda a sua imagem de vida e biodiversidade, e o deserto do Saara, talvez o mais bem acabado retrato terrestre de uma região inóspita e da ausência de vida?

Analisando dados do satélite MODIS, da NASA, os cientistas descobriram que o deserto do Saara é a maior fonte de uma espécie de "adubo" que mantém a Amazônia viva.

A areia de uma região específica do Saara, chamada Depressão Bodélé, localizada no Chade, é a grande responsável pelo ressuprimento dos nutrientes e minerais no solo de toda a região da floresta amazônica.

Fonte de poeira

"A Bodélé é conhecida como a maior fonte de poeira do mundo, mas até agora ninguém tinha uma idéia de quanta poeira ela emitia e que porção chegava até a Amazônia. Utilizando dados de satélite, nós calculamos que ela fornece uma média de 700 mil toneladas de poeira a cada dia (...). Ela é mais ativa durante o inverno e a primavera, ao contrário da maioria das outras áreas do Saara que emitem poeira. Isto se deve à alteração sazonal nos ventos superficiais do Saara," explica o Dr. Ilan Koren.

A Depressão Bodélé tem apenas 0,5% da área da Amazônia, mas contribui anualmente com cerca de metade da poeira necessária para reabastecer o solo da floresta com nutrientes. Os nutrientes chegam até o solo principalmente pela ação das chuvas, que dissolvem a poeira trazida pelo vento e liberam os minerais que serão assimilados pelas plantas da floresta. ( do inovação e tecnologia ).

Elis Regina, a maior cantora do Brasil

Elis Regina Carvalho Costa, carinhosamente chamada de Pimentinha pelos Machado de Carvalho (donos da TV Record de São Paulo) e pelo poeta Vinicius de Moraes, é considerada por muitos brasileiros a maior cantora de MPB da segunda metade do século XX, equiparando-se a Carmen Miranda na primeira metade. Nasceu no dia 17 de março de 1945, na cidade de Porto Alegre e morreu prematuramente aos 36 anos, em São Paulo, no dia 19 de janeiro de 1982. Começou a carreira como cantora aos 11 anos de idade em um programa de rádio para crianças chamado O Clube do Guri, na Rádio Farroupilha. Aos 16, lançou o primeiro disco da carreira.

Após ser contratada pela Rádio Gaúcha, em 1960, Elis Regina gravou seu primeiro disco em 1961, no Rio de Janeiro, chamado de “Viva a Brotolândia”. Em 1964, um ano com a agenda lotada de espetáculos no eixo Rio-São Paulo, assinou um contrato com a TV Rio para participar do programa “Noites de Gala”. Apresentou ao lado de Jair Rodrigues o programa “O Fino da Bossa”, em 1964. Exibido pela TV Record, o programa ficou no ar até 1967, o que originou três discos de grande sucesso de Elis Regina. Um deles, “Dois na Bossa”, foi o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias. Como fã incondicional de Carmen Miranda, a quem prestou várias homenagens, Elis impulsionava uma carreira não menos gloriosa. ( do opinião e notícia).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...