O Mianmar compreende quatro grandes regiões turísticas : Yangoon, a capital; Bagan; Mandalay e a região do Lago Inle. Numa viagem ao Mianmar, o país revela seus segredos pouco a pouco … segredos de estética que nos levam das pagodas maravilhosas de Mandalay aos suntuosos templos de Bagan, segredos de vida, segredos dos rios encantadores do Lago Inle, segredos de crença no Rochedo de Ouro, milagrosamente equilibrado e sustentado por um cabelo de Buddha… A cultura do país baseia-se no budismo teravada, verdadeiro regulador da vida birmânica. Hoje nossa descoberta fascinante entre grandeza milenar e exotismo de tranquilidade começará por Bagan (antigamente Pagan). Lugar único no mundo, comparado à Angkor (Camboja) ou ainda Borobudur (Indonésia), Bagan reúne 4.000 templos e stupas de onde se exala uma impressão mística e majestosa. Foi a antiga capital de vários reinos em Mianmar e fica localizada numa zona árida do país, sendo banhada pelas águas do (rio Irauádi) a 145 quilômetros da cidade de Mandalay. Conheça o maravilhoso sítio arqueológico de Bagan visualizando as fotos dispostas no início deste blog ou aqui, e continue descubrindo a magia da paisagem e da cultura birmânica aqui neste vídeo - Impressões de viagem da Correspondente do Blog em Montpellier.
CITAÇÃO : "Imaginar é mais importante do que saber. O conhecimento é limitado. A imaginação abarca o universo." Albert Einstein
sábado, 3 de outubro de 2009
Birmânia para uns, Mianmar para outros
Inglaterra emite ordem judicial via Twitter
O escritório de advocacia Griffin Law abriu o processo contra a página de internet sob a alegação de que seu autor fingia ser o blogueiro de direito Donal Blaney, proprietário da Griffin Law. O precedente legal poderia ter implicações extensas na blogosfera.
"Creio que a decisão de emitir a ordem judicial pelo Twitter seja um marco", afirmou o professor da faculdade de direito Konstantinos Komaitis, da Universidade de Strathclyde.
"Estão criando um precedente que se tornará referência para os outros", disse Komaitis, que é professor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, à Reuters.
"A lei tende a ser um tanto lenta e burocrática, então um tribunal deliberar em algo como o Twitter - tão atual, tão relevante - mostra um comprometimento incrível", afirmou.
O advogado Andre Walker, da Griffin Law, afirmou que o tuiteiro anônimo irá receber uma mensagem do tribunal da próxima vez que acessar sua conta no site.
"Quem for que seja, a pessoa irá receber uma ordem para parar de postar, remover mensagens antigas e se identificar junto ao tribunal através de um link na internet", explicou.
Para o advogado Matthew Richardson, que ganhou a ação, a decisão foi um passo importante na prevenção de abusos por anônimos na internet.
"As pessoas têm que aprender que não podem se esconder por trás do anonimato da internet e violar a lei sem punição", disse em comunicado.
A falsidade ideológica na internet tem se tornado cada vez mais comum com o sucesso do Twitter. Celebridades como Ashton Kutcher e Britney Spears têm vários perfis falsos no Twitter.
O problema chegou a tal ponto que, no começo do ano, o Twitter lançou um sistema que verifica a autenticidade das páginas. (info)
Marionetes gigantes comemoram a queda do muro de Berlim
As marionetes gigantes apresentarão, em forma de conto, a história da divisão da alemanha desde a separação até o encontro. Para Jean-Luc Courcoult, « trata-se muito mais de uma história de família, muito simbólica, do que de uma história política. E’ o encontro de dois gigantes, que durante muito tempo ficaram separados por um cataclismo incompreensível ».
A « pequena gigante » será recebida dia 2 de outubro pelo prefeito de Berlim e percorrerá o centro histórico da capital com um saco contendo as cartas que foram interceptadas pela Stasi, a polícia política da ex-RDA. Estas cartas enviadas do leste para o oeste, e inversamente evocam a separação, os pedidos de emigração negados, assim como alguns aspectos da vida quotidiana. O espetáculo terminará domingo com uma grande parada dos dois gigantes enfim reunidos. Nesta ocasião, dezenas de milhares de cartas serão « devolvidas à população » através de canhões atirando na multidão. Veja aqui o vídeo, e aqui fotos do evento . Da correspondente do blog em Montpellier.
Assinar:
Postagens (Atom)