quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O analfabetismo funcional no Brasil


Eles frequentam ou frequentaram a escola. Mesmo os que sabem ler e escrever têm dificuldade para compreender textos curtos e localizar informações, inclusive as que estão explícitas. Quanto à Matemática, lidam com os números que são familiares, como os de telefones e os preços, ou realizam cálculos simples. A compreensão do que observam ou produzem é limitada e emperra seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Essa triste condição é parte da vida de 15% da população brasileira com idade entre 15 e 24 anos que é considerada analfabeta funcional, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf),

O índice, divulgado a cada dois anos pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM), vinculado ao Ibope, produz um retrato fiel do domínio da leitura e da escrita (letramento) e da Matemática (numeramento) da população brasileira em geral. (da revista nova escola).

Bogotá, uma nova cidade

Na noite de 5 de dezembro, milhares de pessoas se reúnem em frente a um prédio público à espera de um ritual que, literalmente, acende a cidade. Finalizado o espetáculo de água, luz e cores, segue-se noite adentro numa verdadeira romaria iluminada que deságua no rio e se estende por suas margens ao longo de dois quilômetros. Eloquente, a imagem remete a uma cuidadosa decoração natalina presente em alguns locais no mundo, que disputam o título de cidade mais reluzente às vésperas do Natal. O inusitado é o endereço do festejo: Medellín, que há pouco mais de uma década carregava a fama de cidade mais violenta da Colômbia e, berço de Pablo Escobar, o notório narcotraficante morto em 1993, passou a ter seu nome associado à palavra "cartel".

Medellín já não mais a mesma dos tempos de Escobar e surpreende turistas que ainda temem se deparar com o ambiente hostil retratado em filmes. Com 2,5 milhões de habitantes, em nada lembra o cenário de guerrilha ao qual é associada. Avenidas bem pavimentadas, limpas e sinalizadas, parques instalados em diversos pontos da cidade e prédios modernos e conservados tomam conta do vale rodeado pelos Andes. Bairros boêmios garantem a intensa movimentação noturna na parte rica da cidade, onde vivem os cidadãos mais abastados, classificados pelos níveis 4, 5 e 6 - a forma de tributação sobre a propriedade e de taxação de serviços públicos como água, luz, telefone e gás no país.

Morro acima ficam os níveis 1, 2 e 3, cidadãos de mais baixa renda que têm seus custos com serviços públicos subsidiados pelos mais ricos. Em dois desses morros, um tipo de transporte que habitualmente destina-se a turistas serve, em Medellín, ao transporte de passageiros. É o chamado Metrocable, sistema aéreo formado por bondinhos interligados a estações do metrô que funcionam 24 horas. Pelas duas linhas do Metrocable, com 94 bondinhos de capacidade para dez passageiros, trafegam diariamente 25.500 pessoas de bairros localizados nos morros.

O sistema foi construído há cinco anos pela estatal Metro de Medellín em conjunto com a prefeitura. Uma outra curiosa estatal municipal é a responsável pelas comemorações natalinas que iluminam a cidade, chamadas de "Allumbrados". A EPM (Empresas Públicas de Medellín) cuida do fornecimento de água, luz e gás, enquanto sua subsidiária UNE responde pela telefonia fixa do município. "Aqui não se privatiza", diz o presidente da UNE, Horácio Vélez, com orgulho. O que faz a EPM e a UNE funcionarem, a despeito de serem estatais, é um código de governo corporativo que dita a forma de relacionamento dos prefeitos com as empresas municipais - como a escolha de seus presidentes. Lucrativas, ambas contam com capacidade de investimento na construção de hidrelétricas e na participação em empresas privadas de telefonia celular, por exemplo. Neste Natal, elas investiram US$ 9 milhões para promover "Allumbrados", com suas 15 milhões de lâmpadas iluminando 121 parques de Medellín e outras cidades do Departamento de Antioquia, incluindo os dois quilômetros iluminados à beira do rio Medellín.

Ainda que seja a mais dedicada, Medellín não é a única cidade que "acende" a Colômbia nesta época do ano. Em Bogotá, os principais parques são ostensivamente iluminados, atraindo centenas de pessoas durante as noites que antecedem o Natal. Com oito milhões de habitantes, a capital sofre da mesma fama de Medellín. Eventos como "Allumbrados", que pretendem também atrair visitantes estrangeiros, são uma pequena mostra da estratégia desenvolvida pelo governo colombiano para tentar mudar a imagem do país. A estratégia denominada "Colombia es Pasión" foi desenvolvida em 2005 pelo governo em parceria com a iniciativa privada para criar uma "marca país" e atrair turistas e investimentos estrangeiros. Até agora, 236 empresas aderiram à campanha, entre multinacionais como Coca-Cola e colombianas como Avianca.

O investimento já deu resultados. O número de turistas estrangeiros que visitaram a Colômbia passou de 700 mil em 2000 para 1,5 milhão no ano passado e os investimentos estrangeiros diretos chegaram a US$ 10,5 bilhões em 2008, um aumento de 395% desde 2002. Ainda que a marca país possa ser responsável por parte desses resultados, é no controle da violência que se encontra a maior explicação. O governo do presidente Álvaro Uribe, que goza de popularidade similar à de Lula no Brasil e pode disputar um terceiro mandato, que ainda depende do aval da Justiça, iniciou em 2003 uma cruzada contra o narcotráfico e a guerrilha. A chamada "política de segurança democrática" levou a uma redução de 34% no número de homicídios nas 27 maiores cidades do país de 2003 a 2008.

Tanto em Medellín quanto em Bogotá, a sensação é de segurança, ainda que para isso haja um preço. Na capital, o último atentado ocorreu no início deste ano, quando uma bomba explodiu em uma Blockbuster cujo dono era alvo de extorsão pela guerrilha e se recusava a pagar o tributo. Duas pessoas morreram. "Mas no passado ninguém sequer ousava reclamar", diz um guia turístico local, lembrando, sem saudosismo, da época em que as pessoas evitavam frequentar centros comerciais com medo de atentados. Para manter a paz, a presença policial em cidades e estradas é ostensiva. Barreiras militares garantem o domínio das rodovias pelo Estado - e não mais pela guerrilha, como no passado - e em alguns pontos das cidades há policiais armados a cada quadra. A população, no entanto, parece não se incomodar. ( do Valor Econômico).

Dicas semanais de Sites

Fotos 3D: Esse site mostra uma técnica que faz com que uma imagem 2D passe a impressão de ser 3D sem a utilização de um óculos. A técnica é melhor explicada pelo site Olhar digital, que também traz mais exemplos e ferramentas para criar tais imagens.


Google Image Swirl: novo serviço do Google, que atualmente está disponível no labs, possibilita a navegação por imagens similares de uma maneira inovadora, criando conexões dentre as imagens similares.

formspring.me: a primeira vista parece sem utilidade como o Twitter mas vem causando um buzz considerável dentre os usuários do próprio Twitter. O formspring permite que você crie uma página onde possam ser feitas perguntas anônimas ou identificando a pessoa. A grande movimentação é por conta do anonimato, pois são feitas as mais diversas perguntas sem a identificação de quem está perguntando.

goo.gl: o Google também entra no mercado de encurtadores de URL lançando o goo.gl. Por enquanto o serviço pode ser utilizado através da barra web do google ou através de serviços que se comunicam com o encurtador.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...