segunda-feira, 29 de junho de 2009

A(H1N1), primeira vítima fatal no Brasil

Foi anunciado neste domingo (28/06) pelo O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na tarde deste domingo a morte do primeiro brasileiro causada pela gripe suína.
O paciente, o caminhoneiro Vanderlei Vial, de 29 anos, esteve na Argentina a trabalho e retornou no dia 20 ao Brasil. Morreu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
No sábado, outra suspeita de morte pela gripe suína havia sido levantada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Exames preliminares não revelaram evidências de que a causa da morte do cidadão americano no município de Montenegro tenha sido o vírus H1N1, mas ainda não foi anunciada uma conclusão definitiva.(O&N) - clique na imagem para ampliá-la.

ABC da Amazônia

A Amazônia é um universo a ser explorado e toda informação sobre ela parece pouca. Pouco após o lançamento do portal Globo Amazônia, em setembro, a Rede Globo lançou o ABC da Amazônia, uma série de programetes que traz fatos e curiosidades da floresta de forma resumida, uma espécie de “pílula” para disseminar conhecimento sobre este grande patrimônio natural e cultural, sempre com um minuto de duração.

Trabalho escravo

...Segundo estimativas da OIT, em 2005 havia 12.3 milhões de vítimas do trabalho forçado no mundo, 77% delas na Ásia. No Brasil, os números também não são animadores. Segundo cálculos da Comissão Pastoral da Terra, existem no país 25 mil pessoas submetidas às condições análogas ao trabalho escravo..., leia mais

Já existe lugar sustentável

Vauban, na Alemanha, um vilarejo de 5 mil habitantes foi projetado como um modelo de lugar sustentável. Para se ter uma ideia das inovações do projeto, as residências geram sua própria energia e o excedente vendem a companhia energética. Conheça melhor.

Campanhas publicitárias ecológicas

A revista SoHo da Colombia, elegeu as melhores campanhas publicitárias ecológicas. Confira

Marketing criativo

Uma ação criativa para divulgar o poder de fixação de uma cola tipo bonder. A DDB da China desenvolveu um tubo de cola gigante e o instalou em um dos cabos de aço que sustentam uma ponte com movimento diário de 155 mil carros, aproveitando essa ótima audiência para reforçar a característica do produto. Ideia simples, mas eficiente.

Visuais estimulantes

Chegando período de férias, é sempre bom uma boa viagem para renovar as energias. Neste link, visuais mundo afora muito interessantes e bastantes estimulantes para uma grande viagem.

Nemo 33

A piscina mais profunda do mundo se chama Nemo 33 e fica em Bruxelas. Tem uma profundidade de 33 metros, com cavernas e compartimentos nos 5, 10 e 33 metros. São mais de 2.500.000 litros de água pura, cristalina e potável, a uma temperatura mantida a 30 graus. Foi criada para a prática, treinamento e certificação em mergulho submarino, já que o mar na Bélgica não tem as condições necessárias para isso, pois é frio, com baixa visibilidade e fortes correntes. Confira.

Inpe registra 123 km² de desmate na Amazônia

Em maio, pelo menos 123 quilômetros quadrados de floresta amazônica foram derrubados, de acordo com o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número, contudo, não representa a realidade, pois 62% da região fico coberta por nuvens durante o mês, o que impediu a observação pelos satélites.
Do que foi visto, metade (61 km2) foi desmatada no Mato Grosso, Estado com céu bastante limpo no período. Em seguida aparecem Roraima e Maranhão, com 17 km2 cada um, Rondônia, com 11 km2, Pará, com 10 km2, e Tocantins, com 4 km2. "Os Estados do Amapá, Pará, Amazonas e Acre não puderam ser monitorados adequadamente, pois tiveram um alto índice de cobertura de nuvens no período", informa o Inpe em nota.

O mesmo problema foi apresentado nos meses anteriores. O Deter registrou somente 197 km2 de corte raso ou degradação nos três meses: 143 km2 em fevereiro, 17 km2 em março e 37 km2 em abril. Mato Grosso concentrou 111 km2 (56% do total) de desmatamento).O começo do ano é tradicionalmente chuvoso na região amazônica. O ritmo da derrubada diminui por causa das chuvas, mas não para. O resultado do "inverno amazônico" só aparece a partir do meio do ano, quando começa o período mais seco e os satélites conseguem "enxergar" o que se passou. (oesp)

Herança da máfia para o meio ambiente

...Com séculos de vantagem sobre o Brasil quando se trata de administrar a desordem, os sicilianos estão descobrindo uma nova maneira de tirar proveito ambiental de sua máfia. As propriedades dos chefões, quando eles caem nas mãos do governo, viram parques públicos incorporados aos roteiros turísticos do Mediterrâneo... continue lendo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...