sábado, 7 de novembro de 2009

Petra, um enclave arqueológico

Desmatamento na amazônia em 2009 continua crescente

Em setembro de 2009, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) registrou 216 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representa uma queda de 33% em relação a setembro de 2008 quando o desmatamento somou 321 quilômetros quadrados. Houve queda também em relação a agosto de 2009, quando o SAD registrou 273 quilômetros quadrados de áreas desmatadas. O desmatamento acumulado de agosto a setembro de 2009 (dois primeiros meses do calendário atual de desmatamento) totalizou 489 quilômetros quadrados. Isso representa um aumento de 16% em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior, o qual somou 423 quilômetros quadrados.

Em setembro de 2009, o desmatamento ocorreu em maior proporção nos Estados do Pará (29%), Rondônia (23%) e Amazonas (22%) e, menor proporção, em Mato Grosso (14%) Acre (8%), Roraima (3%) e Amapá (1%).

Considerando agosto e setembro de 2009, a degradação florestal somou 202 quilômetros quadrados na Amazônia Legal, o que equivale a uma média mensal de 101 quilômetros. Do total de florestas degradadas no período, 42% ocorreram em Mato Grosso, 26% no Pará, 14% em Rondônia, 9% no Acre e 7% no Amazonas. Os outros estados contribuíram somente com2%do total.

Em setembro de 2009 foi possível monitorar com o SAD a quase totalidade (96%) da Amazônia Legal (exceto Maranhão que não foi objeto de análise), pois somente 4% do território estavam cobertos por nuvens. Além disso, do desmatamento total detectado em setembro de 2009, somente 7% (14 quilômetros quadrados) podem ter ocorrido nos meses anteriores devido estarem situados emáreas cobertas por nuvens. (imazon)

Biscoito fino digital

A gravadora Biscoito Fino colocou no ar no final de outubro sua loja para venda de canções digitais sem tecnologia de proteção contra cópias, ampliando o catálogo de artistas disponíveis para compra no Brasil sem DRM.

O serviço Biscoito Fino Digital foi viabilizado por meio de parceria com o iMúsica, plataforma de comercialização de conteúdo multimídia da holding IdeasNet.

O novo serviço engrossa o mercado de venda de canções digitais sem a tecnologia de proteção contra cópias com um catálogo composto, majoritariamente, por artistas da MPB, samba e choro.

O catálogo da Biscoito Fino mistura tanto nomes já conhecidos e relevantes da música brasileira, como Tom Jobim, Chico Buarque, Maria Bethânia, Cartola e João Donato, com artistas de projeção mais recente, como Monica Salmaso, Mart´nália, Nó em Pingo D`água e Yamandú Costa.

Com o lançamento, a gravadora fundada por Kati Almeida Braga e Olivia Hime se torna a primeira a vender canções de seus artistas sem DRM diretamente para os consumidores no Brasil.

Anteriormente, Biscoito Fino e iMúsica já haviam se unido para lançar o download do disco "Carioca", de Chico Buarque, simultaneamente à chegada do CD às lojas.

As músicas serão vendidas no formato MP3, com taxa de reprodução de 192 Kbps e custarão, cada uma, 1,99 real. Discos com até catorze músicas saem por 19,90 reais, mesmo preço praticado pela iMúsica em seu serviço tradicional.

A Biscoito Fino não é a primeira gravadora a vender músicas sem DRM no Brasil - desde o segundo semestre de 2008, EMI e Universal, junto a dezenas de independentes brasileiras, vendem canções em MP3 sem restrição contra cópias pelo Coolnex, plataforma de customização para clientes da iMúsica.

"A Biscoito (Fino) sempre teve uma política de venda de música dos seus próprios artistas. Seu público é um pouco mais velho e estaria mais disposto a botar (os dados do) cartão de crédito e comprar música", afirma o diretor executivo do iMúsica, Felipe Llerena, citando um dos principais impedimentos para a venda de canções digitais no País.

Segundo o executivo, a imposição de duas outras grandes gravadoras (Sony BMG e Warner) pelo uso de DRM faz com que o iMúsica continue explorando a venda de canções sem DRM apenas nos sites de parceiros.

Dados da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) divulgados em abril apontam que a venda de música digital movimentou 43,5 milhões de reais em 2008 no Brasil, aumento de 79,1% na comparação com o ano anterior. (idg)

The animator, como tudo começou


Este filme foi ganhador do anima-mundi 2008.De uma forma bem humorada conta a historia de como surgiu o primeiro homem e a primeira mulher na terra,como está escrito na Biblia Sagrada

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