quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NASA mostra falha que causou tremor no Haiti


Dados coletados do espaço mostram a provável responsável pelo terremoto que atingiu o Haiti.

No dia 12 de janeiro, tremores de 7 graus devastaram a capital, Porto Príncipe. As autoridades no local estimam que o número de mortos pode chegar a 200 mil – e a cidade encontra-se em estado de caos, com falta de água, comida, medicamentos e aumento da violência.

A responsável por esses acontecimentos é, muito provavelmente, a falha Enriquillo – uma diagonal bem no centro da imagem. A capital Porto Príncipe está imediatamente à esquerda (norte) da falha, entre a montanha e o mar.

A Enriquillo geralmente se move horizontalmente à esquerda, mas movimentos verticais podem ocorrem quando irregularidades causam compressões inesperadas.

Esta imagem em 3D foi feita pré-terremoto. As cores mostram a variação de altitude, com verde escuro representando locais baixos e branco os altos.

As imagens foram produzidas durante a missão Shuttle Radar Topography (SRTM), a bordo da nave Endeavour, em 2000. Os equipamentos da nave coletaram dados topográficos que permitiram a construção do mapa 3-D. (do infoabril).

Google Goggles: busca através de imagens

Google Goggles é um aplicativo desenvolvido pelo Google para dispositivos móveis da família Android. Com esse aplicativo é possível fazer buscas com a imagem retirada com a câmera do smartphone. No exemplo do vídeo abaixo, uma foto de uma embalagem de um Toblerone é feita e enviada para o aplicativo, que processa a imagem e identifica a marca Toblerone e faz pesquisas no Google por essa palavra chave:

Esse aplicativo irá trazer mais poder de busca para os usuários, que poderão ter acesso a informações de objetos que estejam ao seu redor no mesmo instante desde que possuam um smartphone e acesso a Internet. Poderão ser feitas compras de produtos, comparação de preços dentre outras aplicações. Portanto, as empresas precisam cada vez mais oferecer para os usuários informações e serviços relevantes na Internet para que os clientes possuam mais canais de acesso ao seu produto. A medida que aumenta a capacidade de conexão e disponibilidade de acesso a Internet, disponibilizar conteúdo na web de maneira correta torna-se o ponto chave dos negócios daqui pra frente. ( do inovação e negócios na internet ).

Apple anuncia iPad


O iPad é um tablet com tela sensível ao toque de 9,7 polegadas, 1,27 cm de espessura e pesando pouco menos de 700 gramas. Ele roda a versão 4.0 do iPhone OS, usado tanto nos celulares da Apple quanto nos iPods Touch.

Dentro do aparelho está um processador de 1 GHz desenvolvido pela própria Apple chamado A4, além de suporte a redes WiFi no padrão 802.11n, conectividade Bluetooth 2.1 EDR, bússula, microfone e alto-falante embutidos e uma bateria com duração de até 10 horas para vídeo e até 1 mês em standby.

O iPad será vendido nas capacidades de 16, 32 e 64 GB.

O iPad também terá versões com conectividade 3G através de chips micro SIMs, diferentes daqueles usados em celulares GSM. A boa notícia é que essas versões serão vendidas desbloqueadas e sem contrato. Ao menos nos Estados Unidos.

“A Amazon fez um ótimo trabalho como pioneira dessa funcionalidade com o Kindle, então nós vamos nos apoiar em seus ombros,” disse Steve Jobs, CEO da Apple, durante o evento de lançamento do produto.( do tecnoblog)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...