quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cidades e edificações abandonadas no mundo

Mais uma interessante publicação do site weburbanist, retrata 7 cidades e edificações abandonadas no mundo. Esses lugares que já estiveram ocupados em outros períodos, encontram-se hoje em ruínas, em diversos países do mundo. No Link (em inglês), você poderá conhecer um pouco desses locais e visualizar também outras séries de outras cidades e edificações abandonadas do nosso planeta.

O mundo não é plano! - vale refletir

De acordo com Thomas Friedman, o mundo é plano. Isso não é verdade! A velocidade da informação, a integração entre os agentes econômicos e a evolução tecnológica, de fato, levaram a informação a qualquer um, em qualquer momento, instantaneamente.

Sim, de fato, na ida da informação o mundo é plano. Entretanto, de acordo com os estudos do SRC (Strategy Research Center) da DOM Strategy Partners, a forma como cada indivíduo absorve, compreende, traduz e dissemina informações, conceitos e tendências varia fundamentalmente de acordo com sua cultura, história, região, valores, objetivos e demais particularidades que são, em essência, grupais ou individuais.

Desta forma, na volta da informação – ou seja, como ele dissemina, gera mídia/buzz e passa informação aos seus pares presencialmente ou remotamente (via Web) – o mundo não é plano. Velocidades, profundidades, interpretações… tudo é diferente.

Para nós, cada ser-humano é uma ilha, que pertence a diversos arquipélagos, cada qual representando um cluster de pertencimento do indivíduo. Ou seja, de acordo com cada tema, conceito, desejo, hábito, interesse, opinião, etc, cada indivíduo é uma ilha que pertence a um determinado arquipélago (cluster) formado por diversas ilhas similares a ele (outros indivíduos com mesmo interesse ou opinião ou hábito, etc).

E mais: como os indivíduos pertencem a diversos arquipélagos (ou clusters) simultaneamente, então eles acabam sendo o nó de interconexão entre os diversos arquipélagos existentes, entrelaçando, assim, a chamada teia global (redes interligadas de comunidades, clusters, redes sociais, grupos, etc). (management)

Conhecendo como se produz a cerveja alemã

Um misto de tradição e técnicas ultramodernas: acompanhe o complicado processo de fabricação da tradicional bebida alemã. Para o verão que está chegando, um bom pretexto para deixar a geladeira abastecida. Veja aqui o vídeo.

Os 40 anos da internet

Há exatos quarenta anos, não mais do que vinte pessoas se reuniram em um laboratório de Kleinrock, na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a fim de assistir dois computadores passando dados volumosos por meio de um cabo cinzento de cinco metros. Para muitos, era o nascimento da internet: um teste da uma rede militar Arpanet, motivado pela Guerra Fria.

A consolidação de uma rede de computadores ocorreu poucas semanas depois, em 29 de outubro, quando pesquisadores fizeram o servidor da universidade transmitir dados para outro servidor localizado 630 quilômetros ao norte, no Instituto de Pesquisa de Stanford.

As múltiplas redes só começaram a surgir anos adiante, na década de 1970, com a chegada dos protocolos TCP/IP. Os e-mails vieram logo em seguida, antes da virada para 1980. Na década seguinte, apesar de já existirem os sufixos padronizados “.com” e “.org”, quase ninguém usava a ferramenta de comunicação e poucos sabiam o significado da palavra “internet”.

O cenário só começou a mudar em 1989, com a chegada do WWW (World Wide Web), uma plataforma interativa criada por Tim Berners-Lee a partir da junção do hipertexto com a prática dos protocolos TCP e DNS. Dali em diante, a internet se tornou algo popular, sendo, enfim, chamada pelo próprio nome.

Ninguém imaginaria, porém, que, em menos de vinte anos, o número de pessoas conectadas chegaria a 1,5 bilhão. Neste meio tempo, seres humanos viraram “internautas” ou “usuários”, que passam cada vez mais horas em frente aos computadores, muitas vezes calados, mas emitindo e recebendo informações como nunca. (info)
* A imagem acima é do computador usado por Berners-Lee para criar o primeiro servidor web do mundo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...