A ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista, será realizada por um túnel de aproximadamente 900 m de extensão. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, o projeto previsto inicialmente para a construção da ponte foi descartado porque a altura máxima permitida na região, pela proximidade com a Base Aérea, é de 75 m. No entanto, a ponte deveria ter pelo menos 85 m de altura para atender ao gabarito do Porto de Santos, inviabilizando o projeto.
A técnica de túnel imerso, inédita no Brasil, é feita a partir de perfis de concreto armado pré-moldados em uma doca seca, que são selados e rebocados flutuando até seu local definitivo, onde são afundados. Embaixo d''''água, os perfis são conectados uns aos outros através de juntas apropriadas que garantem sua estanqueidade.
Uma das vantagens deste método sobre o túnel escavado, segundo o Dersa, é sua menor profundidade de implantação, que, por sua vez, necessita de menores rampas de acesso e portanto menor custo, leia mais AQUI e AQUI