quarta-feira, 23 de março de 2011

Os números do Twitter


clique na imagem para ampliá-la
Há cinco anos, quando Jack Dorsey, um dos três fundadores do Twitter, tuitou pela primeira vez, não imaginava que estava dando à luz uma das maiores revoluções do mundo virtual, que faria aniversário comemorando exatos 6.939 posts por segundo, recorde que foi batido no Ano-Novo deste ano, no Japão. 


De lá para cá, o microblog, que foi criado originalmente como um serviço para quem queria mandar SMS (mensagens de texto para celular) para um grupo de amigos, se tornou uma ferramenta tão popular como o Facebook e mudou a vida das pessoas, tanto que é conhecido em todo o mundo como o SMS da internet. 

Fundado por Biz Stone (@biz), Evan Williams (@ev) e Dorsey (@jack), o Twitter estreou com a mensagem “apenas configurando meu twttr”. Como Biz Stone já tinha trabalhado como designer gráfico, foi ele quem criou o logo do microblog.

Desde 2009, quando estourou de fato em todo o mundo – 72,5% de todos os usuários até então abriram uma conta no serviço nos cinco primeiros meses de 2009 – o Twitter vem contribuindo para a comunicação entre cada usuário e seus seguidores em todo o mundo, como você poderá conferir no link ao lado. 

Muita gente se pergunta por que o Twitter só tem espaço para 140 caracteres. 


Diz a lenda que, na época do desenvolvimento do site – até meados de outubro de 2006, quando perdeu o vínculo com os celulares – os criadores decidiram que os posts seriam como uma mensagem de texto de celular (SMS), que tinham 160 caracteres. Como 20 deles eram reservados para o nome do usuário que mandou a mensagem, sobraram apenas 140 para o texto. 

Nesses cinco anos, o Twitter evoluiu muito e rápido, até chegar a mais de 200 milhões de usuários e se consagrar como uma das melhores ferramentas para a troca mundial de informações pessoais, notícias e até fofocas que veio para ficar ( do Correio do Estado ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...