quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Imagens do Hubble


Uma vez mais, The Big Picture, do Boston Globe, presenteia seus leitores, no mes de dezembro, com imagens fantásticas feitas pelo telescópio Hubble. As imagens estarão sendo editadas diariamente, algumas novas e outras já mostradas em outras ocasiões. Para acessá-las, entre no link, que diariamente, até o dia 25, serão exibidas as imagens.

A beleza de algumas pontes pelo mundo

biocombustíveis vão invadir o pantanal


O Minsitério da Agricultura divulgou o zoneamento para o plantio de cana-de-açúcar nos vários estados do país. Para o Mato Grosso do Sul, algumas surpresas. A área para a expansão dos canaviais inclui o que muitos pesquisadores e ambientalistas temiam: o Pantanal. O documento, disponível no site do ministério, libera as plantações de cana em municipios como Aquidauana, Porto Murtinho e Coxim, além de Bodoquena e Jardim, cidades que vivem do ecoturismo. A cana pode se expandir até no município de Bonito, uma das referências internacionais em turismo, graças a beleza frágil de suas lagoas transparentes com peixes coloridos.

O medo dos pesquisadores é que o plantio envolva a abertura de áreas novas, ou seja, desmatamento do cerrado na região. Isso prejudicaria as áreas de nascentes que abastecem os rios do Pantanal. Outro temor é o uso de fertilizantes e denfensivos agrícolas, que escorrem para os rios.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...