terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Reino Unido coberto de neve


Na quinta-feira (7), o Reino Unido teve a noite mais fria do inverno. Alguns lugares da Escócia registraram temperaturas de -20ºC. É a pior onda de frio na região desde 1981, e o tempo deve continuar assim por pelo menos mais uma semana. Neve e gelo cobrem a ilha, literalmente. A imagem acima, feita pela Nasa, a agência espacial americana, na noite de quinta, mostra a Grã-Bretanha transformada em Groelândia. (do blog do planeta).

Imagens do Rally Dakar 2010


Em sua 31a edição, o rally que anteriormente era realizado nos continentes europeu e africano e era chamado de Paris-Dakar, agora é realizado no continente sul americano na Argentina e Chile. Neste link do the big picture confira imagens do evento.

Passado do universo revelado em foto


Imagem do telescópio Espacial Hubble, da NASA, revela mais de 12 bilhões de anos da história do universo.

A imagem panorâmica é composta de imagens tiradas em setembro e outubro do ano passado e ao longo de 2004.

Quanto mais longe na foto, mais antiga é a galáxia registrada. Isso porque esses corpos celestes estão tão longe que a luz leva bilhões de ano para chegar até nós e ser captada pela lente do telescópio.

Assim, em primeiro plano, temos galáxias mais maduras, com espirais e formas elípticas que estão a cerca de um bilhão de anos-luz. Quanto mais ao fundo na imagem, mais caóticas se tornam as formas – chegando às pequenas, opacas e irregulares galáxias a 13 bilhões de anos-luz, consideradas os blocos construtores das galáxias maiores.

Ao todo, a imagem mostra 7.500 galáxias que se estendem por quase toda a criação do universo, já que as mais antigas mostram o que aconteceu apenas 650 milhões de anos depois do Big Bang. (do info abril).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...