sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Porto de Galinhas; entre a literatura e a conservação do atum


Saiu hoje na edição eletrônica do Le Monde: "A União Europeia anunciou nesta sexta-feira a sua intenção de buscar uma redução das possibilidades de pesca do atum-azul no mundo, durante conferência internacional sobre o tema, que começa neste sábado, no Brasil. A espécie está sob ameaça.

A reunião anual da Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (Iccat), que será realizada entre 7 e 15 de novembro, deveria ser uma oportunidade para resolver o problema, disse em um comunicado a Comissão Europeia."  A reunião da Iccat será em Porto de Galinhas. (jc)
...enquanto isso, a V fliporto vai fazendo sucesso aqui e alhures.

Pushkar Mela, uma feira de camelos

Pushkar é uma pequena vila com apenas 11 mil habitantes, perto do deserto de Thar, no Estado do Rajastão, a noroeste da Índia. Sua importância histórica e religiosa é enorme, considerando-se que é o berço dos Brâmanes, a casta mais alta na hierarquia hindu. Abriga templos em homenagem ao deus criador Brahma, únicos em todo o território indiano.

Mas, em novembro de cada ano sempre na semana que precede à lua cheia, a pequena cidade de Pushkar é “invadida” por aproximadamente 200 mil pessoas entre visitantes, camponeses e nômades que vêm participar das competições de pintura, corrida e acrobacias de camelos e de cavalos, exposição e comercialização de animais.

Os pastores das tribos nômades do Rajastão (os RAIKAS) organizam-se com muitos meses de antecedência para a feira. Atravessam o árido deserto de Thar acompanhando suas manadas pela rota migratória para chegar a tempo à FEIRA DE MELA na KARTIK PURINA ( lua cheia de novembro).
Conforme vão chegando à planície desértica ao sul da cidade de Pushkar, local onde acontece a feira, vão se instalando em rústicas tendas, formando um gigantesco acampamento, a perder de vista pelo vale desértico.

O evento acontece na grande arena. A pintura e o ornamento dos camelos são avaliados por uma banca examinadora que dará a nota tendo em vista os requisitos exigidos. A grana do prêmio é alta e a estética do animal conta muito.

Mais de 50 mil animais são trazidos todos os anos para serem vendidos, trocados e negociados ou apenas para participarem das competições.

Os camelos, que são as estrelas da festa, são maquiados com hena, adornados com flores, pedrarias e a pelagem é tosada formando desenhos geométricos. A pintura e o ornamento dos camelos são avaliados por uma banca examinadora que dará a nota, tendo em vista os requisitos exigidos. São dez dias de movimento incessante.
Caminhar entre as tendas e observar o vibrante cotidiano dos nômades acampados durante o festival é uma experiência daquelas que ficam tatuadas para sempre em nossa memória.

Nasa lança aplicativo para iPhone

Acompanhe os relógios de contagem regressiva da NASA ou rastreie a localização da Estação Espacial Internacional.

Nada que faça de você um novo Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, mas são passatempos que a agência espacial americana oferece para os usuários de iPhone iPod touch.

O aplicativo recém lançado pela NASA está disponível de graça na App Store da Apple e promete entregar informações sobre as missões, mostrar vídeos, fotos e notícias – tudo parte do programa que visa aproximar a agência espacial das pessoas.

Partes do site estarão disponíveis no formato dos aparelhos, como a seção Imagens do Dia, os vdeos online e os feeds do Twitter.

Para acompanhar a ISS, ou outras aeronaves orbitando a Terra, você tem três opções: um mapa que mostra os países, imagens de satélite ou a sobreposição de ambos (com fronteiras de países visíveis sob as fotos aéreas).

e-book à bateria solar

Inovando e pensando no meio ambiente, a LG apresenta o novo e-reader ou e-book (leitor para livro em formato digital) que carrega a bateria com energia solar. Com uma carga de 4 à 5 horas o aparelho funcionará por um dia inteiro. Essa é apenas uma apresentação do produto, que talvez chegue ao mercado pelos idos de 2012.

Esse é um ótimo projeto pois, como todo e-book, economiza papel, tinta e sempre é bom lembrar dos fatores indiretos como os gases poluentes emitidos pelos caminhões que transportariam os livros físicos, mas com a vantagem de não consumir energia “comum” ou baterias.

Uma ótima atitude para preservar o meio ambiente, agora basta aguardar e torcer para que o produto chegue logo ao mercado. (TG Daily)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...