quinta-feira, 19 de julho de 2012

O verde das cidades visto do espaço

Com 32 Km2, a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, é uma das maiores florestas urbanas do mundo. É uma importante área de lazer com trilhas e espaços privilegiados para prática de esportes, ciclismo, corrida e montanhismo.
Criado oficialmente em 1991, o Parque Estadual Fontes do Ipiranga, também conhecido como Parque do Estado, é um bolsão de verde no meio da cidade de São Paulo. Com mais de 5 Km2, é uma área na qual ainda se encontra vegetação remanescente de Mata Atlântica, e abriga o Jardim Botânico e o Parque Zoológico de São Paulo. A região possui importância histórica considerável, pois que abriga as nascentes do riacho Ipiranga, às margens do qual a Independência do Brasil foi declarada.
Localizado no coração de Nova York, é provavelmente o mais famosos parque urbano do mundo. Com pouco mais de 3,4 Km2, recebe anualmente 35 milhões de visitantes, sendo o mais visitado dos EUA. Embora pareça natural, foi na verdade quase que inteiramente fruto de um projeto de jardinagem feito no século 19. Até mesmo rios e lagos foram criados artificialmente.

As florestas e parques urbanos desempenham um papel importante na ecologia dos habitats humanos, filtrando o ar, fornecendo abrigo para os animais e uma área de lazer para as pessoas. Em muitos países há uma crescente compreensão da importância da preservação dessas áreas verdes, com inúmeros projetos em andamento que visam a restauração e preservação dos ecossistemas.

As principais diferenças entre uma floresta urbana e uma não-urbana está na influência que a primeira sofre da cidade e de seus habitantes. Nas florestas urbanas, fatores impactantes como lixo, trilhas, retirada de plantas ornamentais, poluição sonora e atmosférica são mais comuns. Elas também sofrem muito mais com a especulação imobiliária...CONTINUE LENDO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...