sábado, 12 de setembro de 2009

Seis soluções gratuitas para fazer backup e sincronizar arquivos

Mozy, programas gratuitos e sites tendem a oferecer somente o básico para assim fazerem o consumidor pagar pelos atributos adicionais. Este não é o caso do Mozy, um serviço de backup online completo.
Pode-se, por exemplo, fazer backup somente de partes de arquivos que foram alterados, o que economiza um bom espaço. Para usá-lo, é necessário fazer um cadastro no site e depois baixar o software de instalação.
Ainda é possível navegar pelos backups dos últimos 30 dias para encontrar as versões prévias dos arquivos. O serviço prevê 2 GB gratuitos. Acima disso, só pagando.

MediaMax, que tal 25 GB de armazenamento gratuito? É o que MediaMax oferece junto com atributos para fazer stream de áudio e vídeo para o seu desktop.
Isso evita pesados downloads a partir da central de armazenamento.

XDrive, com 5 GB gratuitos para backup, o XDrive é um bom programa cliente para criação de cópias de segurança e possibilita compartilhamento de pastas.

Microsoft SyncToy, Programa da Microsoft (clique aqui para o software) capaz de manter pastas em computadores diferentes automaticamente sincronizadas. Perfeito para sincronizar arquivos de um laptop para um desktop e vice-versa.

Everyday Auto Backup, o mais simples da categoria, faz downloads diretos e rápidos para guardar seus arquivos. Boa ferramenta para se familiarizar com esse universo. Baixe aqui.

Foldershare for Windows, utilitário da Microsoft (baixe aqui) sincroniza arquivos entre vários desktops, incluindo computadores da Apple. (idg)

Um buscador para audio-visual

A IBM desenvolveu uma tecnologia para aperfeiçoar a busca por conteúdos multimídia na internet.

Chamada SAPIR (de Search in Audio-Visual Content Using Peer-to-Peer Information Retrieva), a ferramenta promete fazer buscas melhores que os atuais mecanismos do Google e Yahoo.

O SAPIR indexa e analisa atributos como cor, layout, formato e sons de fotos e vídeos. Depois, a ferramenta compara tais descrições com outras fotos existentes e ajuda a identificar qual é a imagem.

Esta é uma abordagem diferente das existentes na maioria das tecnologias de busca, que tipicamente filtra as imagens baseada nas legendas, em texto, publicadas junto às fotos.Em um vídeo publicado no YouTube demonstrando o SAPIR, um turista em Madrid,

Espanha, tira a foto de um monumento usando um smartphone da Nokia, e faz uma busca pelo sistema. A ferramenta exibe várias imagens parecidas, com as mesmas cores e mesmo ângulo.

Ao combinar a busca da foto capturada com a palavra “Madrid”, o SAPIR mostra menos resultados, chegando mais facilmente à imagem do mesmo monumento recém-fotografado pelo turista.

O SAPIR ainda está em fase de demonstração e está disponível para teste. (idg)

Um novo projeto de Niemeyer

...O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) realizou ensaios de esforços de vento para o desenvolvimento da estrutura de uma torre de transmissão de TV digital projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Distrito Federal. Os testes foram feitos durante uma semana pelo CMF (Centro de Metrologia de Fluidos), que abriga o túnel de vento do instituto.

Localizada na cidade de Sobradinho, a 20 km de Brasília, a torre de 180 metros de altura com diâmetro médio de 12,5 metros será responsável pela transmissão do sinal digital de 12 canais abertos. A construção, executada pela Secretaria de Obras do Estado, será feita em concreto com platôs intermediários. O investimento está estimado em R$ 64 milhões..., continue lendo.

A crise chegou ao lixo

...A crise econômica também chegou no lixo. O desaquecimento na economia derrubou em até 70% o preço de muitas sucatas e materiais recicláveis e reduziu drasticamente a renda de catadores e trabalhadores de cooperativas de reciclagem.

A queda nos preços ocorreu por conta da depressão geral nos valores de muitas commodities e produtos básicos, como o alumínio e o papel.

No caso do Brasil, os catadores sofreram principalmente com a redução no preço do papel, que é comprado apenas por algumas poucas empresas de grande porte.
“É um problema social muito grave porque atinge diretamente trabalhadores muito desprotegidos e ameaça a existência de cooperativas que fizeram muito para melhorar as condições de catadores de rua e de gente que vivia nos lixões”, diz a diretora de projetos do Instituto de Projetos e Pesquisas Sócio Ambientais (Ipesa), Luciana Lopes...,

continue lendo.

Manhattan de ontem e de hoje

...Pesquisadores redescobriram, bloco por bloco, da paisagem original de Manhattan. A ilha era uma terra selvagem extraordinária de castanheiras, carvalhos e nogueiras altas, de pântanos salgados e de campinas com perus, alces e ursos negros..., leia mais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...