quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Qual a sua idade em outros planetas?

Um sugestivo link nos mostra a relatividade das coisas, ou melhor, do tempo. De maneira simples você poderá ver que o seu tempo de vida não é o mesmo em qualquer dos outros planetas do sistema solar. Clique aqui e saiba mais sobre esse interessante fato.

A França se rende ao Candomblé



Uma tradição baiana começa a se transformar em festa francesa. Domingo, 19 de setembro, baianas e pais-de-santo participarão da lavagem das escadas da igreja "La Madeleine" em Paris. Para quem conhece um pouco Salvador, a história pode parecer velha. Baianas e baianos vestem suas roupas brancas, põem seus colares de candomblé, pegam rodos, vassouras, baldes, água-de-cheiro e se postam diante de uma igreja – uma igreja com escadaria. Depois, juntos, começam a lavá-la, degrau por degrau. Assim é feita, no primeiro domingo de janeiro, ano após ano, a Lavagem do Bonfim, em Salvador. O que pouca gente sabe é que o mesmo ritual acontece, nove meses depois, em um lugar onde as pessoas preferem o roquefort ao acarajé: na França.
Segundo o baiano Roberto Chaves,  criador do projeto da lavagam da escadaria da Madeleine, em 2002, "a ideia veio de um sonho que eu tive em 1998, na época da Copa do Mundo. Eu vi Paris toda em branco, com baianas, com flores...  foram três meses de batalha até conseguir o aval. É muito fácil fazer lavagem, dançar. Mas armar é muito difícil.  “A idéia da exposição é que quem conhece a lavagem do Bonfim mate as saudades, e também mostrar um pouco da Bahia aos franceses”.  Leia mais sobre o evento aqui e aqui e veja um vídeo aqui - da correspondente do blog em Montpellier.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...