quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Amanhecer em Piedade

by Rxavier - (clique na imagem para ampliar)

Mapas Ipea: Site interativo traz dados de municípios

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o site Mapas Ipea, que permite a visualização de diversas informações sobre os municípios do país.

O Ipea é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Dados dos municípios

A ferramenta possibilita a consulta de dados que incluem população, área, Produto Interno Bruto (PIB), rodovias, estatísticas de educação e quantidade de servidores públicos nos municípios.

Por meio dele é possível, por exemplo, obter detalhes sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Os mapas permitem, ainda, saber quais municípios têm acesso mais rápido a aeroportos e quais têm mais famílias em situação de pobreza. Qualquer pessoa poderá montar seu próprio mapa, sobrepondo as camadas de dados que lhe interessam, permitindo novos cruzamentos de dados.

Comparação entre cidades

"O Mapas Ipea permite análises simples e rápidas. Por exemplo, um município que não tem sistemas próprios desse tipo pode se utilizar da ferramenta para fazer suas análises, comparar seus indicadores com os de municípios vizinhos", explicou Erivelton Guedes, do Ipea.

Erivelton acrescentou que o portal pode ser facilmente utilizado por qualquer cidadão. "Se um professor de geografia estiver dando aula sobre desigualdade de renda, ele encontrará dados sobre esse assunto no Mapas Ipea." Com o tempo, novos dados serão inseridos.

"Hoje é possível encontrar na ferramenta informações como o número de famílias pobres atendidas pelo Bolsa Família. As obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) serão uma das próximas camadas acrescentadas, devido ao grande interesse público", declarou.

Dados sobre tecnologia

Segundo o assessor, as prioridades de atualização vão ser definidas de acordo com a vontade dos usuários do sistema. Outras informações que poderão ser incluídas no site incluem a distribuição espacial de várias indústrias e indicadores tecnológicos dos municípios.

Elaborado a partir do software livre I3Geo, o Mapas Ipea reúne em um só portal informações públicas que têm como fonte ministérios e outros órgãos federais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - alguns dos quais utilizam há mais tempo a mesma plataforma.

Utilizando a ferramenta de buscas, ou a partir de ampliação no mapa do Brasil, o usuário chega à cidade que deseja pesquisar. A interface está disponível em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano. De acordo com o Ipea, o portal será constantemente atualizado com novas bases de dados. (do inovação&tecnologia).

Como copiar música da web (em um clique)

No BitTorrent qualquer um consegue encontrar discografias completas. Em comunidades do orkut, dá para achar links do RapidShare para baixar discos de tudo quanto é artista nacional ou gringo. Mas, como você faz quando quer baixar apenas uma música?

No bom e velho Napster (e mais tarde também no KaZaa e no SoulSeek) o download de MP3 era feito arquivo por arquivo. Hoje redes desse tipo estão esvaziadas e sofrem com vírus e arquivos falsos. Quem reina é o excesso do BitTorrent e os estressantes serviços de armazenamento online do tipo RapidShare, MegaUpload etc... As duas opções são excelentes para quem quer baixar muitas músicas, mas, para baixar um arquivo só, existe um esquema bem mais rápido.

Certamente você já usou sites musicais como o Grooveshark, Imeem e Last.FM. Nesse tipo de serviço, você consegue buscar e ouvir uma música rapidamente, por streaming. O pulo do gato para os downloads individuais de músicas é usar um programa para fazer um “backup local” dessas transmissões.

Uma das opções mais completas é o Orbit Downloader. O programa originalmente é um gerenciador e acelerador de downloads meio dispensável. O lance é que ele traz um recurso de integração com o browser (I.E e Firefox) para gravar dados de streaming.

No caso, quem quer baixar uma música rapidamente, pode, depois de instalar o programa e seu acessório Grab++, entrar num Grooveshark da vida e simplesmente apertar “Record it”. Pronto, um arquivo .MP3 da música será salvo na pasta de sua preferência.  (do como se faz).

Raios que matam

Se você é homem, trabalhador rural e residente em Tocantins, quando houver chuva com raios, corra, pois a probabilidade de uma descarga elétrica te atingir é maior do que a média brasileira. Isso é o que aponta um levantamento do número de mortes por raios da década, divulgado no final da tarde de ontem (8) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o Instituto, a média anual de 2000 a 2009 superou a expectativa dos pesquisadores: foram 132 ocorrências, quando o número esperado não passava de 100.

Os estados que apresentam maior probabilidade de mortes por descargas atmosféricas foram o Tocantins (46 em 1 milhão) e Mato Grosso do Sul (43 em 1 milhão). O estado de São Paulo teve o maior número da década, 240 (17% do total), mas o número é reflexo da maior quantidade de pessoas que vivem lá. O sudeste foi a região onde mais pessoas morreram (29%), mas a região com maior probabilidade de morte foi o centro-oeste (22 em 1 milhão).

As mortes ocorreram com maior freqüência durante a primavera e o verão, período do ano em que ocorrem cerca de 80% dos raios do Brasil. Um fato curioso: os cinco dias que tiveram mais mortes foram de 16 a 20 de fevereiro, com 47 mortes no total. O recorde de mortes em um único dia ocorreu em 5 de março de 2003, quando foram registrados 5 óbitos. No total, entre 2000 e 2009 morreram 1321 pessoas atingidas por raios, 19% delas eram trabalhadores rurais que recolhiam animais ou trabalhavam em plantações com enxadas, pás e facões. A segunda circunstância mais comum foi estar próximo de meios de transporte (14% dos casos) ou mesmo dentro de casa (também 14%). Pessoas que morreram quando estavam embaixo de árvores somam 12% e em campos de futebol 10%. ( o eco).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...