domingo, 20 de setembro de 2009

60 anos da primeira feira literária mundial


A principal feira de literatura do mundo abriu suas portas pela primeira vez em 18 de setembro de 1949, em plena época de reestruturação econômica da Alemanha. O país renascia das cinzas da Segunda Guerra Mundial.

Desde o tempo de Gutenberg, Frankfurt é considerada a capital europeia do livro. Mesmo assim, por razões políticas, a feira do livro, que tradicionalmente ocorria nessa cidade, foi transferida para Leipzig, no leste do país, no século 18.


Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a divisão da Alemanha, em 1949 Frankfurt voltou a ser instituída como sede do grande evento cultural.

Outro aspecto relevante para a escolha de Frankfurt como centro das atenções literárias foi a mudança de grandes editoras alemãs – como a Suhrkamp, a Insel e a Brockhaus – para o oeste alemão.
Assim como os demais setores econômicos, a indústria editorial enfrentava grandes dificuldades nos primeiros anos depois da guerra. Todo o país estava sendo reconstruído e, com isso, o poder aquisitivo era bastante restrito. Justamente por dispor de pouco dinheiro, o consumidor preferia gastar em alimentos e vestuário.

Mesmo com todas as dificuldades, a primeira feira, realizada na Igreja de São Paulo (Paulskirche), teve mais de 200 expositores, já com representantes internacionais. Ela durou seis dias e recebeu cerca de 15 mil visitantes.


No ano seguinte, a Associação do Comércio Livreiro Alemão instituiu o Prêmio da Paz, numa tentativa de "conciliação da Alemanha com o mundo, após as atrocidades cometidas pela ditadura nazista". O primeiro agraciado, em 1950, foi o escritor Max Tau. Entre grandes nomes da literatura que receberam o prêmio estão Hermann Hesse, Astrid Lindgren, Mario Vargas Llosa e Jürgen Habermas.

Na sua quinta edição, em 1953, o número de participantes estrangeiros já era maior que o de alemães, consagrando a Feira do Livro de Frankfurt como ponto de encontro da literatura mundial. Ao mesmo tempo em que cresce sua importância econômica, ela não quer ser apenas uma exposição de livros, e sim plataforma de discussão cultural, oferecendo uma série de atividades paralelas.

Neste ano de 2009, a literatura chinesa será o destaque da feira. (dw-world)

21 de setembro, dia da árvore

Dicas semanais de sites


Uma questão importante sobre aplicativos móveis atualmente é a capacidade de detectar a localização do usuário e usar essa informação de maneira útil e atraente.
O Loopt preenche esses requisitos talvez melhor que qualquer outro aplicativo móvel por aí, principalmente por causa do modo com que ele mixa o detector da localização com rede social. O serviço mostra um mapa, sua posição nele e de seus amigos móveis que estiverem nas proximidades.
O Loopt detecta também locais de interesse e faz sugestões ou responde às suas perguntas (como onde comprar cerveja ou a pizzaria mais próxima). Se você encontrar um lugar legal, pode convidar os amigos.

Blip.fm

Esta não será a primeira vez que você lerá esta comparação, mas o Blip.fm é um Twitter para música. O que você vê no site é uma lista de escolhas de músicas das pessoas com seus pequenos comentários sobre elas, os chamados blips.
Você pode ouvir as músicas "blipadas" e também escolher os usuários (chamados DJs) para seguir ou montar grupos com os DJs favoritos para ouvir apenas suas músicas.
Se você pensar em uma música que gostaria de "blipar", basta buscar por ela, fazer sua seleção com tais resultados, escrever um pequeno comentário, enviar e seu blip será adicionado aos outros.
O site, então, mostra você para os outros membros que também bliparam aquele artista. O serviço envolve e diverte, especialmente se você encontrar bons DJs para seguir ou se seus amigos na vida real se inscreverem para participar.

Power.com

Há muitos sites com mais 5 milhões de usuários que já conhecemos, mas o Power.com é um dos quais você vai mais ouvir falar neste ano, seja pelas funções ou pelos problemas legais.
A "rede intersocial", como a companhia o chama, opera na premissa de que muitos de nós pertencemos a diversas redes sociais e que é uma briga logar e postar em cada um separadamente.
O Power.com o permite que você se autentique uma vez e possa visualizar e postar em qualquer das listas de sites de rede social que o serviço sincronizará automaticamente. Você pode ver os posts, mudanças de status e até usar o MSN Live Messenger dentro do Power.com.
Na verdade, o Power.com trabalhou um pouco bem demais para o gosto do Facebook, que entrou com uma ação judicial contra a startup.

Foto do domingo


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...