sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Origem da Cachaça

Isso é que é avant-première!

Em lojas no movimentado mercado Xinyang, em Xangai, iPhones da Apple e alto-falantes Bose falsos circulam junto com cópias piratas do novo sistema operacional Windows 7, da Microsoft, uma semana antes do seu lançamento oficial.

"Qual versão você quer? Básica? Normal? Inglês ou chinês?", anuncia um lojista, apontando orgulhosamente sua ampla oferta de discos embalados em caixas brancas sem nome.

A Microsoft pode estar atraindo o mundo, conforme se prepara para lançar a mais recente versão do sistema operacional Windows, mas os chineses têm conseguido comprar cópias piratas neste mês por apenas 20 iuans (2,93 dólares) cada, uma parcela mínima do preço oficial de até 320 dólares.

O "lançamento antecipado" do Windows 7 na China ressalta o desafio que grandes fabricantes de software enfrentam tentando ganhar dinheiro na China, segundo maior mercado de computadores do mundo.
A empresa de pesquisa IDC estima que quase 80 por cento dos softwares vendidos na China no ano passado eram piratas. Embora o número esteja caindo, ainda representa o dobro da média global e fica quase quatro vezes acima de mercados desenvolvidos, como Estados Unidos e Japão.

"A grande questão que está conduzindo a pirataria na China hoje é o preço", afirmou o analista Matthew Cheung, do Gartner, outra empresa de pesquisa.

Em resposta a tais pressões, a Microsoft reduziu o preço do pacote de aplicativos Office 2007 Home and Student Edition para 199 iuans no ano passado, antes era 699 iuans. A fabricante venderá a versão mais simples do Windows 7 Home Basic por 399 iuans, preço modesto para os padrões ocidentais, mas ainda muito superior às cópias piratas.

A violação dos direitos de propriedade intelectual tem sido um problema contínuo nas relações da China com seus principais parceiros comerciais.

A Business Software Alliance, uma associação comercial criada pela indústria de softwares, afirma que o
setor perdeu mais de 6,6 bilhões de dólares para pirataria no ano passado na China, atrás apenas dos Estados Unidos.

A maioria dos especialistas concordam que a pirataria na China é um problema de longo prazo, mas muitos acrescentam que as condições devem melhorar, conforme as fabricantes de software reduzem preços, usuários se tornam mais educados e o padrão de vida sobe.

O Gartner estima que as taxas de pirataria na China cairão para 50 por cento até 2012, quase em linha com mercados aisiáticos desenvolvidos como Hong Kong. (info).

Comidinhas di Butecos

Em 1999, Eduardo Maya - então produtor e apresentador do programa “Momento Gourmet”, veiculado pela Rádio Geraes - apresentou à emissora a proposta de um concurso que elegesse o melhor tira-gosto de boteco da capital e resgatasse a culinária de raiz. A idéia logo ganhou adesão de João Guimarães -proprietário da emissora - e de Maria Eulália Araújo – então diretora-executiva da mesma rádio - que, imediatamente, sugeriu o nome do evento. Sobre esse tripé - o gastronômo, a publicitária e o empresário de comunicações - e com os investimentos e divulgação do evento feitos inicialmente pela Rádio Geraes, o Comida di Buteco nasceu planejado para se tornar o principal produto promocional da empresa. A rádio foi extinta em 2004 e o projeto seguiu com sucesso, pilotado pela empresa de produção criada para sua realização.


Logo na primeira edição do evento, em 2000, quando apenas 10 botecos participaram, o sucesso da iniciativa ficou evidente. A novidade foi abraçada pela cidade, mobilizando toda uma tradição cultural e de lazer e despertando sua importância econômica e social.

O COMIDA DI BUTECO GANHOU REPERCUSSÃO ALÉM DA ESPERADA E AJUDOU A CRIAR NO IMAGINÁRIO POPULAR UM ORGULHO EM RELAÇÃO À TÍPICA TRADIÇÃO DO BOTECO, REFORÇANDO UMA IDENTIDADE CULTURAL ATÉ ENTÃO MARGINALIZADA..., continue lendo  e veja aqui receitas maravilhosas dus butecos

Salão da fotografia, Paris 2009


Começou ontem, 15, o Salon de la Photographie de Paris com novidades tecnológicas incríveis: máquinas sem teclas, ou que tiram fotos sozinha, programadas por exemplo para tirar foto cada vez que alguém rir, imagens sem flash, fotos em 3 dimensoes ou ainda maquina fotografica com projetor incorporado permitindo assim a projeçao imediata das fotos numa parede, etc... Assista aqui, um vídeo (em francês) da exposição. Da correspondente do Blog em Montpellier.

Campeonato Mundial de Ginástica Artística

Começou o Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2009 em Londres. Até o dia 18 de outubro, “London’s O2 Arena, acolherá 437 participantes das 72 delegações que irão competir em 10 eventos. Em 2012, o O2 Arena acolherá as Olimpíadas com as competições de basquete e ginástica. Veja aqui algumas fotos do treinamento e da qualificação para o 41° Campeonato Mundial e assista aqui aos vídeos de outros campeonatos .

Banda larga móvel superará a fixa em 2011 no Brasil

Até o final de 2009, o Brasil terá 5,9 milhões de acesso de banda larga móvel, contra 11,8 milhões de acessos de banda larga fixa, de acordo com novas informações do Balanço da Banda Larga Móvel, feito pela fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei em parceria com a consultoria Teleco divulgadas ontem no Futurecom 2009.

O estudo projeta que, no último trimestre do ano, serão 3,1 acessos de internet em alta velocidade móvel no país para cada 100 habitantes, e 6,1 acessos na banda larga fixa. Esses números são menores que a média mundial (9,5 para móvel e 7,1 para fixa). A pesquisa mostra ainda que a maioria dos acessos móveis ainda são feitos via celular no Brasil, devendo atingir até o final do ano 2,7 milhões de modems e 3,2 milhões de aparelhos.



O Balanço da Banda Larga Móvel também fez projeções para o futuro da mobilidade. Em 2011, a banda larga móvel deverá ultrapassar a banda larga fixa (20 milhões de acessos contra 17 milhões) e dobrar até 2014 (60 milhões móveis contra 30 milhões fixos). Os pesquisadores acreditam ainda que até 2014 a banda larga móvel de quarta geração (LTE) estará disponível no país.

A primeira edição do balanço, divulgada no início de setembro, indicou que a banda larga móvel estava presente em 11,3% dos municípios brasileiros em junho de 2009, atingindo 62% da população.
O estudo define banda larga móvel como acessos feitos em redes móveis celulares com velocidades acima de 256 Kbps usando tecnologias como 3G e 3,5G (WCDMA, HSPA, Wi-Max ou EVDO). (terratecnologia)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...